Uma Viagem no Tempo: 5. O Início da Era de Ouro
Nos nossos últimos artigos “Uma Viagem no Tempo”, vimos como se deu o crescimento instável e meteórico do Tibia. Chegamos agora ao meio de 2005, onde se inicia o que se considera a “Era de Ouro” do jogo. Nesse ano, tivemos 2 grandes updates no jogo, e o número de jogadores continuava a crescer de maneira muito rápida.
No update para a versão 7.5, tivemos a inclusão da aréa de Tiquanda para jogadores Premium, com Port Hope sendo a principal cidade da região. Já para os jogadores Free Account, adicionaram uma nova área chamada Dark Cathedral, a oeste de Plains of Havoc e ao sul do Jakundaf Desert. Essas duas áreas são enormes e proporcionaram um desafogo em outros locais de caça até então muito cheios na época.
Nesse update, a CipSoft implementou diversas medidas para acabar com o uso de programas ilegais por jogadores que treinavam ou faziam runas AFK. Sendo assim, implementaram os Soul Points para fazer runas, e só era possível recuperá-los ao caçar ou dormir. Além disso, também passou a ser necessário a utilização de worms para se pescar e os monstros começaram a desaparecer caso fossem atraídos para áreas muito distantes de seu respawn. Nessa mesma época, também criaram a posição de Senior Tutor, responsáveis por reportar à CipSoft mensagens ofensivas ou ilegais que surgissem nos fóruns.
No final do ano de 2005, chegou o Update 7.6, um dos maiores e mais importantes do jogo até então. Com ele, houve um extenso avanço gráfico e de iluminação. Nesse mesmo update, também implementaram um balanceamento importantíssimo para os magos do jogo. A partir desse update, algumas magias mais fortes só podiam ser utilizadas após os jogadores atingirem níveis mais altos, e também aumentaram bastante a mana necessária para se produzir runas. Em compensação, a regeneração de mana ficou quatro vezes mais rápida, dando mais opções para os magos durante as caçadas. Além disso, também adicionaram as Wands e Rods, que auxiliavam os magos a caçar, principalmente quando sozinhos.
O Tibia se consolidava como um dos principais MMORPGs da época, eventos presenciais eram organizados em diversas partes do mundo, e o jogo conseguiu atingir um recorde de 54.748 jogadores simultâneos online nos primeiros meses de 2006. Posteriormente, o jogo ultrapassou esse recorde por pouca margem. Os desenvolvedores aproveitaram o sucesso para se mudar para um local de trabalho maior e agora contavam com 22 funcionários trabalhando ativamente em melhorias do jogo e servidores.
No nosso próximo “Uma Viagem no Tempo”, continuaremos acompanhando aqui no Tibia Life o crescimento, updates e o sucesso desse jogo que continua em nossos corações. Até lá!
No Comment! Be the first one.