Uma Viagem no Tempo: 4. Entre Altos e Baixos
No nosso último artigo “Uma Viagem no Tempo”, acompanhamos um pouco como se deu o crescimento meteórico do Tibia. Vimos que, naquele período, o jogo passou de menos de 1.000 jogadores diários, para uma média de 8.000 em pouquíssimo tempo. Com o número de jogadores crescendo tão rápido, e também mais dinheiro entrando com as Premium Accounts, os desenvolvedores não paravam de lançar novos mapas, conteúdos e novidades.
No final de 2003, tivemos a implementação de locais clássicos e funcionalidades que se tornaram essenciais. Em termos de locais, tivemos a adição de Ghostlands, por exemplo. Essa área próxima a Carlin é onde habitam as Banshees, cuja quest era uma das mais difíceis da época. Em termos de funcionalidade, tivemos a adição de novas técnicas de combate para os monstros, deixando-os mais inteligentes. Também tivemos a adição do sistema de reputação no PVP, onde jogadores recebiam as “skulls” caso atacassem outros sem motivação clara. Nessa época, ocorreu também o lançamento do novo sistema de quests, onde agora os jogadores recebiam prêmios ao terminá-las. Por último, a CipSoft implementou o sistema de desconectar personagens ociosos após 15 minutos. Essa última função era bastante importante para um jogo que estava crescendo e ainda tinha uma capacidade limitada por servidor.
O ano de 2004 foi também muito importante para o Tibia, mas especialmente para a comunidade brasileira no jogo, que só crescia. A Cipsoft havia lançado no final de 2003 alguns servidores que se tornaram clássicos ao longo dos anos, como Solera, Pacera e Harmonia. E, na segunda metade de 2004, a empresa decidiu que já era hora dos brasileiros, o público que mais crescia no jogo, terem o seu próprio servidor. Foi assim que lançaram o servidor Tenebra, hospedado aqui em terras Tupiniquins quase junto do update que implementou a cidade de Ankrahmun.
O jogo seguiu implementando novidades: um sistema de invasões, até então apenas para jogadores Premium Accounts, barras de progresso para skills, e novos locais de caça que se concentravam principalmente em Darama. Parecia que tudo corria bem e só melhorava, e 2004 foi um ano excelente para CipSoft, mas o ano de 2005 chegou para abalar novamente algumas estruturas do jogo.
Um dos piores acontecimentos foi o fato de um Gamemaster ter vendido a sua conta a terceiros, causando diversos prejuízos a muitos jogadores. Quando a empresa descobriu, não só teve que demitir e excluir a conta desse GM, como também se posicionar publicamente com um pedido de desculpas e reverter cada prejuízo causado pela falha, incluindo a exclusão de outros personagens que colaboraram com o ocorrido.
Os problemas não pararam por aí, e, nesse ano, também aconteceram punições em massa para jogadores que estavam compartilhando as suas contas. Para piorar a situação, o servidor Tenebra, que era o único até então no Brasil, foi movido para os EUA. A CipSoft alegou não ter condições de oferecer um bom desempenho e estabilidade para servidores hospedados no Brasil.
Mesmo com tudo isso, o Tibia continuou a crescer, e foram lançados em torno de 30 servidores apenas durante a versão 7.4 do jogo. Dentre eles, dois com o novo tipo de PvP-Enforced chamados Dolera e Inferna, onde não há restrições quanto a matar outros personagens, inclusive oferecendo ganho de experiência por morte.
Finalizamos a viagem de hoje chegando na metade de 2005. Na nossa próxima Viagem no Tempo, conheceremos um pouco mais sobre o ínicio da “era de ouro” de Tibia. Acompanhe no Tibia Life!
No Comment! Be the first one.