Uma Viagem no Tempo: 3. Um crescimento meteórico
No último artigo sobre o desenvolvimento do Tibia, chegamos ao momento em que os fundadores decidiram por profissionalizar o desenvolvimento do jogo fundando a CipSoft. À primeira vista, pode parecer trivial para alguns, mas fundar uma empresa abre diversas portas e vantagens, e uma delas é o fato de poder contratar profissionais para trabalhar e manter o jogo. Além disso, facilita a arrecadação de dinheiro e a sua distribuição de uma maneira que mais convenha ao negócio.
Os fundadores não pararam por aí, eles decidiram manter a CipSoft como uma empresa de capital fechado, sendo assim até hoje! Isso permite que eles tenham plena capacidade e liberdade criativa para atualizar o jogo da maneira que bem entenderem, sem interferências de sócios externos. O ponto negativo dessa escolha é que a CipSoft é totalmente dependente de si mesma para sobreviver, sem ter um patrocínio externo. Ou seja, eles têm que se virar.
Bem, com a CipSoft funcionando, as Premium Account foram implementadas e logo algum dinheiro já começava a entrar. Em novembro de 2001, foi aberta a ilha de Edron, exclusivamente para jogadores Premium, também com monstros e magias exclusivas para aqueles que pagassem. No início de 2002, foi criado ainda o sistema de guilds, permitindo que os jogadores se reunissem de maneira mais fácil para caçar e conversar. Também foi implementado o sistema de Promotion, permitindo que jogadores Premium deixassem seus personagens mais fortes.
Em abril de 2002, existiam apenas 2 mundos de jogo: Antica e Nova. Foi então que Premia foi lançado, um servidor exclusivamente para jogadores Premium, sendo assim até hoje. Em junho, Darama foi implementada e foram feitas atualizações e ampliações em Kazordoon e Plains of Havoc.
Em 28 de agosto de 2002, tivemos um dos grandes Updates do game, com a versão 7.0. Nesse Update, o cliente do jogo começou a usar o DirectX, o que o tornou mais bonito e fluido. Foi implementado também um sistema de troca segura de itens, a lista VIP, diferentes canais de bate-papo, um programa de instalação e a funcionalidade de atualização automática, apenas para citar as principais coisas. Com essa atualização, também ocorreu um dos primeiros bugs graves do jogo, com o qual os jogadores estavam conseguindo duplicar itens. Ou seja, pela primeira vez, ocorreu um banimento em massa e um reset grande para um estado anterior do jogo.
O número de jogadores crescia muito rápido, e, ainda naquele ano, foram lançados novos mundos. Um deles foi Amera, sendo este o primeiro servidor nos EUA, com intuito de atrair e melhorar o desempenho de jogadores de fora da Europa. Secura veio em seguida, sendo o primeiro mundo Non-PvP, onde jogadores não podem se atacar, e depois Libera e Lunara. Em Dezembro, Venore foi implementada como cidade e, para sair de Rookgard, agora era necessário falar com o famoso Oráculo!
O jogo já crescia muito rápido, atingindo uma média de jogadores de 8.000 em meados de 2003! Diversos servidores estavam sendo criados, entre eles Eternia, Trimera, Danubia, Calmera, Isara, Rubera, Julera e Valoria. E foi no meio desse rápido crescimento que um evento único até hoje também ocorreu: um dos servidores do jogo foi hackeado. Essa invasão expôs contas, senhas e Recovery Keys de diversos jogadores, obrigando a CipSoft a desligar completamente o jogo por 5 dias até melhorar suas camadas de seguranças e resetar tudo para um estado anterior à invasão.
Bem, uma invasão como essa é sinal de que o jogo estava sendo muito notado ao redor do mundo, não é mesmo? Isso não fez a Cipsoft desistir e muito menos prejudicou o desempenho do jogo, e veremos mais informações dessa história no nosso próximo artigo!
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