Uma Viagem no Tempo: 1. Os Primórdios do Tibia
Olá! Sejam bem-vindos à nossa mais nova série de artigos do Tibia Life: Uma Viagem no Tempo. Nela, iremos fazer uma viagem no tempo por toda a história desse jogo que nos cativa até hoje. Então vamos lá!
Tudo começou por volta de 1980, quando alguns programadores criaram um sistema de aventura online chamado de MUD (sigla para multi-user dungeons). Nele, você apertava alguns comandos no teclado para definir o que faria, sendo tudo baseado em texto. Não havia qualquer interface gráfica. Imaginem um RPG comum como os de hoje em dia, onde você tem escolhas, mas todo o universo é imaginado através de texto.
Mais ou menos 20 anos depois que esse sistema foi criado e com computadores mais potentes (imagina aquele Pentium 166MHz e 16MB de RAM), três cientistas da computação de Regensburg, na Alemanha, decidiram partir para uma aventura totalmente nova: desenvolver um jogo com interface gráfica, onde todos poderiam conversar e jogar ao mesmo tempo ao redor de todo o mundo. Essas pessoas eram Steve, Stephan, e Durin.
Inicialmente, eles desenvolveram uma versão de teste chamada de GIMUD, abreviação para Graphical Interface Multi-User Dungeon, mas, apesar de os primeiros testes terem dado bastante certo, ainda havia incerteza se aquilo vingaria ou não. Já em 1996, os três estudantes decidiram arriscar e desenvolver e aperfeiçoar esse jogo. Se unindo com o apoio de bolsas e materiais da faculdade, intitularam o projeto de CIP Productions, em homenagem ao próprio auxílio financeiro que recebiam da Universidade. Agora, com equipamentos de ponta, auxílio financeiro e acesso ilimitado à internet, o projeto avançou rapidamente e, em poucos meses, eles já tinham servidores rodando em Linux e o cliente rodando em Windows.
Quanto ao jogo, já era possível mover seu personagem por um mundo rudimentar. No entanto, o nome ainda não os agradava por ser muito técnico. Sendo assim, decidiram chamar de Tibia, que, até então, não tinha nenhum significado e era único para eles. Futuramente descobriram que Tibia era o nome latino de um osso do corpo humano, o que serviu para que vários nomes com essa referência fossem incluídos no jogo, como Mount Sternum e Fibula.
Com tudo certo, o Tibia foi lançado oficialmente para o público em 7 de Janeiro de 1997, tendo seu primeiro jogador chegando em 10 de Janeiro do mesmo ano tendo o nome de Albe. Nesse ano, os primeiros monstros foram inseridos. Eles eram os Trolls, Spiders e Cyclops, como nas imagens a seguir:
Foi implementado também o primeiro NPC: Sam, presente até hoje no jogo na cidade de Thais. Ao longo daquele ano, muitas outras novidades foram sendo implementadas: sistema de pesca, de agrupar alguns itens, mapa automático, e algumas novas criaturas. No entanto, apenas no inicio do ano seguinte, em 1998, foram introduzidas funções que hoje consideramos mais essenciais, como o sistema de depot, as vocações, algumas magias e o sistema de correios (chamado de Royal Tibian Mail).
Com essas implementações, estava pavimentado o caminho para o crescimento que o jogo teria mais pra frente e que veremos nos próximos artigos!
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