Tudo o que Você Precisa Saber para Voltar a Jogar em 2020: Parte II
Estamos vivendo uma pandemia e, por isso, estamos em casa, ou pelo menos os que podem estão. Vocês devem ter reparado que isso atraiu uma enorme quantidade de jogadores. Inclusive, no último dia 1º de maio, o jogo alcançou mais de 41 mil jogadores online, algo que não acontecia há anos. Muitas pessoas que não jogavam há mais de 10 anos retornaram. E, como muitos já sabem e outros acabaram de descobrir, o Tibia mudou bastante nos últimos anos.
Por isso, decidimos fazer um resumo de todas as principais mudanças no jogo desde o update 8.0, lançado em junho de 2007, para quem quer voltar a jogar e não sabe por onde começar. Escolhemos essa atualização porque ela marca muitas das mudanças que até hoje permanecem no jogo.
Confira a parte I aqui.
Acompanhe todas as novidades no Tibia Life!
1) Update 8.5
Lançamento: 1 de julho de 2009, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• Agora é possível se casar no jogo, basta procurar a NPC Lynda, em Thais. Caso o casamento não dê certo, também é possível se divorciar. Tanto Brewster quanto Lugri confirmam a separação.
• Meluna: uma nova ilha, aonde os recém-casados podem ir dentro das primeiras 24h de união para passarem a lua de mel. O local é uma protection zone. Há NPCs comerciantes na ilha.
• Isle of Evil: outra nova ilha com criaturas exóticas. Para acessá-la, é preciso fazer a The Isle of Evil Quest.
• Algumas cidades foram totalmente revisadas (Carlin, Thais) e outras foram expandidas (Edron, Ankrahmun, Ab’Dendriel, Beregar).
• Alguns antigos locais de caça também foram reformulados, como Demona, Treasure Island, Ankrahmun Tombs, Laguna Islands…
• Os bosses The Horned Fox, Demodras, Necropharus e Tiquandas Revenge deixaram de ter um respawn fixo.
• Novos locais de caça foram adicionados, como a montanha de Liberty Bay que foi tomada por Behemoths, Wyrms, Earth Elementals, entre outras criaturas. Novo respawn de Medusas e Serpent Spawns em Forbidden Islands, dentre outras áreas.
• Criação do Server Log Channel: neste canal, você receberá mensagens contendo informações sobre a última data de login, os danos que você, outros jogadores e seus summons sofreram e causaram, o loot que você dropou de monstros (caso o loot channel, que foi criado em um update posterior, esteja fechado), mensagens de invasões etc. Não é possível fechar este canal.
• Novas backpacks, novos anéis e colares, novos eventos.
• Mudanças no sistema PvP: a mudança mais marcante dessa atualização com certeza foi a introdução de novas caveiras ao sistema PvP. Na verdade, desde essa mudança, o sistema PvP foi bastante modificado. Aqui vamos reunir todas as modificações feitas até hoje, de forma que as informações fiquem reunidas e sejam mais fáceis de serem compreendidas.
• Sistema de Caveiras: não há mais banimento da conta por excesso de mortes injustificadas. As matanças continuam permitidas, mas agora são controladas pelo sistema de caveiras. Esse sistema de skulls só existe em mundos Open PvP e Retro Open PvP.
- • White Skull: obtida após atacar ou matar um jogador sem nenhuma caveira. É visível para todo mundo. O personagem fica impossibilitado de deslogar ou de entrar em uma zona de proteção até que seu block saia. Se, enquanto estiver bloqueado com a caveira, o jogador executar alguma ação ofensiva, ele estenderá o tempo de duração da caveira e consequentemente o tempo de bloqueio. OBS: caso você mate um personagem com caveira branca, será uma morte justificada e você não receberá nenhuma marcação. Porém, se você apenas atacar um jogador com uma caveira branca que não tiver te atacado, ele verá uma caveira amarela em você e será autorizado a revidar o ataque sem sofrer nenhuma punição.
- • Red Skull: obtida ao matar vários jogadores desmarcados dentro de um intervalo de tempo. Sendo os limites: 3 personagens desmarcados em 24 horas, 5 personagens desmarcados em 7 dias, 10 personagens desmarcados em 30 dias. Assim que um personagem atinge um desses três limites, será marcado com uma caveira vermelha por 30 dias. Se o jogador atingir novamente esses limites, o prazo de duração da caveira é redefinido para 30 dias. Além disso, como punição adicional, o jogador marcado com essa caveira perde todos os itens ao morrer, mesmo que tenha todas as blessings ou esteja usando um Amulet of Loss. Se você pegar black skull, você não poderá atacar os jogadores que atacou antes e eles poderão revidar sem serem punidos (estarão vendo a caveira yellow em você, mas você não verá a caveira amarela neles), o efeito dura até o bloqueio de logout sair.
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• Black Skull: obtida ao atravessar um dos limites de uma caveira vermelha, sendo a duração da marcação com uma caveira preta por 45 dias. As condições são: 6 ou mais personagens desmarcados em 24 horas; 10 ou mais personagens desmarcados em 7 dias; 20 ou mais personagens desmarcados em 30 dias. Se o jogador atingir novamente esses limites, o prazo de duração da caveira é redefinido para 45 dias. Essa marcação também faz perder todos os itens ao morrer, independentemente do uso de blessings ou AoL. Além disso, não podem atacar jogadores desmarcados (sem caveiras). Não podem usar magias de ataque ou runas de ataque em área, burst arrows, magias e runas de summonar. Os summons criados antes da black skull surgir irão desaparecer com o surgimento da caveira preta. Numa batalha PvP, recebem 100% de dano de outro jogador e não mais 50%. Se o jogador morrer, acordará no templo com 40 pontos de vida e sem nenhuma mana.
- • Yellow Skull: obtida ao atacar um jogador marcado com uma caveira. Não é visível para todos os jogadores, apenas quem atacar um jogador (que estava marcado com outra caveira) ou for atacado poderá vê-la. Essa caveira aparece porque um jogador, mesmo marcado com uma caveira, tem o direito de se defender sem sofrer uma penalidade. Se você matar um personagem com uma yellow skull, essa morte não contará como injustificada, assim como quando você mata um personagem marcado com qualquer outra caveira. O personagem fica impossibilitado de deslogar ou de entrar em uma zona de proteção até que seu block saia. Se o jogador executar alguma ação ofensiva, ele estenderá o tempo de duração da caveira e consequentemente o tempo de bloqueio, assim como na caveira branca.
- • Orange Skull: obtida ao matar um personagem injustificadamente. Foi adicionada no Patch 8.62. O personagem que morrer verá essa caveira no seu assassino, podendo se vingar. Todos que matarem o seu personagem injustamente serão marcados com essa caveira laranja por 7 dias ou até que você o mate. Nesse período, você poderá se vingar sem nenhuma punição. Lembre-se que todo personagem tem o direito de se defender, então, se você atacar um personagem com uma caveira laranja, a vítima verá você marcado com uma caveira amarela e você ficará bloqueado de acessar uma protection zone ou de deslogar.
• Realinhamento dos servidores: essa mudança foi implementada com o Patch 8.53. O que era conhecido como Non-PvP, PvP e PvP-Enforced foi renomeado de acordo com suas características de PvP. Sendo eles:
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- • Optional PvP: é o antigo Non-PvP. Aqui os jogadores não podem ser atacados ou mortos diretamente por outros jogadores. O PvP só é possível dentro do sistema de guerra entre duas guilds e se ambos os lados aceitarem ou dentro de uma arena PvP. Sendo as regras:• Summons são considerados players, ou seja, eles não podem ser atacados e nem atacar outros players ou summons. Não é possível treinar com summons;
- Não é possível curar criaturas hostis (não summonadas e não convencidas);
- Runas de ataque não funcionam em players/summons (exceto se duas guilds estiverem em guerra usando o War System);
- Magias que criam um field que provoca danos podem ser pisados por outros players sem nenhuma consequência ou dano (aparece um “efeito poof”). Além disso, os fields criados por players tem uma cor levemente diferente nos mundos Optional PvP, isso os diferencia dos fields criados por monstros.
- A magia find person só pode ser usada para encontrar um jogador caso você esteja na lista de jogadores de confiança dele.
- • Open PvP: é o antigo PvP. Personagens podem ser atacados ou mortos e influenciados de maneira negativa por outros jogadores. O sistema de skull é ativo para limitar o abuso. Há também a opção de escolher 1 dos 4 expert modes (mais detalhes abaixo).
- • Hardcore PvP: é o antigo PvP-Enforced. Só há 2 mundos com essa modalidade atualmente (Zuna e Zunera) e funcionam como servidores de teste. Não há o sistema de skull, qualquer personagem pode ser atacado, morto ou influenciado de maneira negativa, sem nenhuma restrição. Nesses servidores, a magia cancel invisibility pode destruir stealth rings equipados de outros jogadores e pode tirar a invisibilidade de magos que estavam com a magia. Não é possível passar por outro jogador. As blessings e o AoL funcionam nesses mundos. Não se obtém experiência ao matar outro jogador.
- • Retro Open PvP: implentado em outubro de 2014. Nessa modalidade, os personagens jogam um PvP muito parecido com o antigo PvP, porém com algumas regras específicas, sendo elas:
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- • Sistema “2 unjusts”: não importa quantos personagens participaram de uma morte PvP injustificada, somente o personagem que fizer o maior dano e o personagem que der o último hit sofrerão as penalidades, ou seja, só 2 personagens são punidos. Sendo assim, para esses dois personagens, a morte conta como uma morte injustificada total. Portanto, os jogadores recebem uma caveira vermelha por 3 mortes injustificadas em 24 horas (5 em 7 dias; 10 em 30 dias) e uma caveira preta por 6 mortes injustificadas em 24 horas (10 em 7 dias; 20 em 30 dias);
- • Ausência do “ghosting” (ou “swapping”): todos sempre irão bloquear todos os outros personagens em qualquer posição, ou seja, não é possível passar por outro jogador;
- • Ausência das regras de luta justa: não importa quantos guerreiros participaram de uma morte PvP, a penalidade de morte da vítima não será reduzida;
- • Ausência da Blessing Twist of Fate: não haverá proteção adicional para mortes PvP. As bênçãos normais serão perdidas, é o mesmo que morrer para um monstro;
- • “PZ block” para todos: não importa se você é o agressor ou o defensor, caso você entre em uma batalha, você ficará impedido de entrar em uma zona de proteção. Sendo assim, após uma morte, os 2 jogadores identificados como os assassinos sofrem um pz block por 15 minutos, enquanto os outros jogadores que causaram dano à vítima sofrem um bloqueio de 1 minuto;
- • Ausência do “expert PvP mode”: você não poderá ativar outros modos PvP. Sua única opção será ligar ou desligar o “secure mode”;
- • Ausência dos PvP frames (fases de um duelo): quando ocorrer um PvP as molduras marrom, laranja, e amarela ao redor do personagem estarão desativadas (mais detalhes abaixo);
- • Outros detalhes:
- • Apoiar (curar, bloquear etc.) um atacante não leva a nenhuma forma de punição;
• Os personagens que causam dano ou sofrem dano da runa “paralyse” em uma luta PvP, os que são atacados e os que tentam se defender sofrem pz block, inclusive usar paralyse sempre leva a uma white skull.
- • Apoiar (curar, bloquear etc.) um atacante não leva a nenhuma forma de punição;
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- • Retro Hardcore PvP: implementado no update 11.40. É o servidor ideal para os jogadores que sentem saudade do antigo PvP do Tibia, antes do sistema de caveiras. Não há nenhuma restrição quanto à morte de outros jogadores. As principais características desses mundos são:
- • Não há sistema de caveiras;
- • Todo ataque é justificado;
- • Ganho de experiência: você ganhará experiência se você matar um personagem cujo level multiplicado por 1,1 e arredondado para o próximo número inteiro é maior que o seu próprio level. Por exemplo: um level 40 só obterá experiência se seu oponente for level 37 ou superior.
- • A quantidade de experiência que você ganhará é limitada: Para level 50 e acima disso, a quantidade máxima de experiência que você pode ganhar por morte é limitada a 200% dos pontos de experiência correntes do seu personagem. Abaixo do level 50, a quantidade máxima de experiência que você pode ganhar por morte é limitada a 25% dos pontos de experiência correntes do seu personagem. Apenas as cinco primeiras vezes que você matar o mesmo jogador durante um server save (geralmente o período de tempo entre dois server saves) concede experiência. Além disso, a quantidade de experiência que você ganha é reduzida em 10% a cada morte;
- • Ausência do “ghosting” (ou “swapping”): todos sempre irão bloquear outros personagens em qualquer posição, ou seja, não é possível passar por outro jogador, e, em situações que ocorra o bloqueio de outro personagem, o bloqueio não é considerado um ataque ou atitude agressiva, ou seja, não será passível de punição. Só é possível passar por outros personagens em áreas de protection zone;
- • “PZ block” para todos: não importa se você é o agressor ou o defensor, caso você entre em uma batalha, você ficará impedido de entrar em uma zona de proteção. Sendo assim, após uma morte, os 2 jogadores identificados como os assassinos sofrem um pz block por 15 minutos, enquanto os outros jogadores que causaram dano à vítima sofrem um bloqueio de 1 minuto;
- • Penalidade de morte: 16% mais severa do que em outros mundos de jogo;
- • Não há as blessings Twist of Fate e Death Redemption;
- • Expert Mode sempre habilitado na função Red Fist. Só é possível alternar entre os Secure Modes;
- • Magic Field: a criação de qualquer campo mágico leva a um pz block e logout block, os magic fields só causam dano no criador nos primeiros 5 segundos após a criação e sempre causam dano em outros jogadores;
- • Atacar summons de outro personagem é considerado um ataque ao personagem;
- • Não é possível empilhar Magic Walls e/ou Wild Growths. Magic Walls e Wild Growths bloqueiam ataques à distância, incluindo os dos personagens que os lançar;
- • A magia cancel invisibility pode destruir stealth rings equipados de outros jogadores;
- • Fogo amigo: todos os personagens em campo recebem danos causados por runas de área ou por feitiços de área.
- • Optional PvP: é o antigo Non-PvP. Aqui os jogadores não podem ser atacados ou mortos diretamente por outros jogadores. O PvP só é possível dentro do sistema de guerra entre duas guilds e se ambos os lados aceitarem ou dentro de uma arena PvP. Sendo as regras:• Summons são considerados players, ou seja, eles não podem ser atacados e nem atacar outros players ou summons. Não é possível treinar com summons;
• Modos de batalha: essa mudança foi implementada com o Patch 10.0 em julho de 2013. Depois de vários testes, as regras do PvP foram novamente modificadas. Os modos são as mudanças mais notáveis em mundos Open PvP. Sendo eles:
• Expert Mode: quando esse botão está ativo, ele libera 4 modos em PvP para se ajustarem às suas necessidades. Em todos os modos sua party/guild podem passar por você.
- • Dove Mode (mão verde): essa é a configuração padrão. Se esse modo estiver ativo, você só poderá atacar ou bloquear personagens que tenham te atacado, não pegará protection zone block. Suas magias não acertarão players que estiverem em batalha que não envolva você. Todos podem passar por você;
- • White Hand Mode (mão branca): se esse modo estiver ativo, você só poderá atacar ou bloquear personagens que tenham atacado você ou membros da sua party/guild. Você não pegará pz block, no entanto, ficará com yellow skull para o alvo. Ou seja, se você morrer, não contará como injust, será uma morte justificada. As pessoas que te atacaram não podem passar por você;
- • Yellow Hand Mode (mão amarela): se você selecionar esse modo, você só poderá atacar ou bloquear quaisquer personagens com uma caveira, exceto membros da sua party/guild. Após abrir batalha, você ficará com pz block e yellow skull para o seu alvo, e, se morrer, não contará como injust. Todos os jogadores com caveira não podem passar por você;
- • Red Fist Mode (mão vermelha): esse modo permite que seu personagem ataque ou bloqueie todos os personagens, com ou sem caveira. Ainda assim, os membros da sua party/guild não podem ser atacados. Note que este modo não está disponível para personagens com uma caveira preta. Esse modo lhe deixará com pz block. Tome muito cuidado para não usar qualquer tipo de field no chão com esse modo ativo, pois, se outros personagens morrerem para o seu field, contará como injust. Ninguém pode passar por você, mas isso é considerado uma agressão e você pega caveira. Em servidores Hardcore PvP e Retro Hardcore PvP esse modo é ativado por padrão e não pode ser alterado.
- • Secure Mode: esse botão serve de segurança para evitar ataques indesejados em outros personagens. Você pode usá-lo para alternar entre o modo seguro e normal.
- Secure Mode (mão aberta): essa é a configuração padrão. Personagens definidos com esse modo não podem atacar outros personagens que não estejam marcados com uma caveira. Desta forma, não é possível atacar pessoas inocentes ou amigos por engano. Note que você sempre pode se defender contra ataques neste modo, porque os agressores serão marcados automaticamente. Além disso, tenha em mente que o modo seguro não vai impedir que o seu personagem ganhe uma caveira se ele causar danos, por exemplo, por fire fields ou explosions;
- Normal Mode (mão fechada): se esse modo estiver ativado, você pode atacar livremente todos os outros personagens. Tenha em mente, porém, que seu personagem vai receber uma caveira se você atacar personagens desmarcados. Em todos os modos, você bloqueará o caminho de personagens da sua guild/party que se envolverem na mesma batalha. É o padrão dos mundos Retro Hardcore PvP, mas os jogadores podem mudar. É a única opção nos mundos Hardcore PvP.
- Fases de um duelo: também implementada no Patch 10.0. Se um jogador estiver envolvido em um luta PvP, quadrados aparecerão em volta dele. Apenas disponível em mundos Open PvP.
- • Amarelo:significa que um jogador está lhe atacando ou você está atacando alguém.
- • Laranja:significa que o jogador está atacando um membro da sua party/guild.
- • Marrom: significa que o jogador está em uma luta em que você não está envolvido.
- Join Aggression: com a implementação das mudanças no PvP no Patch 10.0, surgiu essa nova opção no modo de combate, com a finalidade de ajudar membros da sua party em uma batalha, se juntando à mesma luta. Para utilizar o Join Aggression, você deverá clicar no seu aliado e selecionar a opção. Lembre-se que, ao ativar esse modo, você irá entrar no mesmo modo PvP que o seu aliado está, se envolvendo com todas as pessoas que estão na luta. No caso do seu aliado estar no modo em que ele é o agressor, você se tornará o agressor também.
- Símbolos nos personagens: também implementado no Patch 10.0. Esse recurso tem como objetivo facilitar o reconhecimento de um grupo.
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- • Green head (cabeça verde): ícone dos seus próprios summons.
- • Red head (cabeça vermelha): ícone dos summons dos outros jogadores.
- • Guild symbol (dourado): é visto em personagens membros de uma guild. Você vê esse símbolo no seu personagem e nos demais que fizerem parte da mesma guild.
- • Guild symbol (prateado): é visto em personagens membros de uma guild diferente da sua.
- • Escudo cinza: jogadores que fazem parte de uma party que você não é membro apresentam esse símbolo.
- • Raio vermelho: esse símbolo aparece caso a party/guild do jogador tenha mais de 5 membros online.
- Magic Wall e Wild Growth: sofreram algumas modificações com o Patch 10.0, sendo elas:
- Magic Wall azul / Wild Growth marrom: é a que bloqueia o seu caminho, do seu inimigo e de monstros. Caso você ou seu aliado se envolva em uma batalha, sua magic wall se tornará azul ou sua wild growth se tornará marrom para seus inimigos, bloqueando a passagem. Ao lançar uma magic wall ou wild growth com o Red Fist Mode ativo e algum jogador passar por ela, você pegará caveira branca.
- Magic Wall amarela / Wild Growth amarelo: se tornará amarela para todos os jogadores, menos para você, que sempre a verá azul/marrom. Qualquer jogador que não estiver em meio a uma luta e jogar uma magic wall ou wild growth, ela se tornará amarela e bloqueará apenas o caminho de monstros.
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
- Paw and Fur – Hunting Elite Quest
- Pilgrimage of Ashes Quest
- Royal Rescue Quest
- Shadows of Yalahar Quest
- The Isle of Evil Quest
- The Scatterbrained Sorcerer Quest
2) Patch 8.53
Lançamento: 5 de novembro de 2009, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• Realinhamento nos servidores e sistema de guerra: já explicado anteriormente.
• Criação de Travora e implementação da transferência de personagens entre mundos: inicialmente era uma ilha para os jogadores que optassem por transferir o personagem de mundo. Após o Winter Update de 2015, a ilha ficou submersa pelo oceano e atualmente só restou um barco da antiga ilha, porque deixou de ser necessário levar os itens para lá ao realizar a transferência de mundo e o limite de itens nas transferências foi retirado. Você pode chegar a Travora a partir de qualquer cidade, exceto Farmine, Gray Beach e Rookgaard. tualmente são dois serviços oferecidos pela CipSoft, o Character World Transfer e o Express World Transfer. Quando você transfere um personagem que não realizou nenhuma transferência entre mundos nos últimos 6 meses, você usa o Character World Transfer, custa 750 tibia coins, e você fica bloqueado de transferir novamente nos próximos 6 meses. Para ignorar esse bloqueio, você pode optar pela transferência Express e transferir imediatamente, mas o custo é de 1500 tibia coins. Condições para transferência entre mundos:
- • Não estar marcado com uma caveira vermelha ou preta;
- • Não estar com a conta marcada na cor laranja, vermelha ou preta por infringir regras de conduta;
- • Não ser dono de uma casa no personagem que for transferido;
- • Não ser líder de uma guild;
- • Não ter nenhuma oferta de Tibia Coins no market;
- • Não ser residente de Dawnport ou Rookgaard;
- • É possível transferir tanto jogadores free quanto premium accounts;
- • Todo o seu depot, inbox, banco, skills, magias, outfits, montarias, quest e achievements são transferidos junto com o personagem;
- • Servidores marcados como “blocked” não poderão receber transferências;
- • Você só pode transferir para mundos que foram criados já com o sistema BattlEye se seu personagem também estiver num desses mundos (símbolo verde do Battleye).
- • Se seu mundo de origem é Optional PvP, você só pode transferir para outro mundo Optional PvP, além de respeitar as condições do BattlEye.
- • Se seu mundo de origem é Open PvP, você pode transferir para mundos Open PvP, Retro Open PvP ou Optional PvP, além de respeitar as condições do BattlEye.
- • Se seu mundo de origem é Hardcore PvP, você pode transferir para mundos Hardcore PvP, Retro Hardcore PvP, Retro Open PvP, Open PvP ou Optional PvP, além de respeitar as condições do BattlEye.
- • Se seu mundo de origem é Retro Open PvP, você pode transferir para mundos Retro Open PvP, Open PvP ou Optional PvP, além de respeitar as condições do BattlEye.
- • Se seu mundo de origem é Retro Hardcore PvP, você pode transferir para mundos Retro Hardcore PvP, Hardcore PvP, Retro Open PvP, Open PvP ou Optional PvP, além de respeitar as condições do BattlEye.
Confira no nosso parceiro Tibia Wiki BR os procedimentos para a transferência de mundo clicando aqui.
3) Update 8.54
Lançamento: 9 de dezembro de 2009, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• Introdução de um novo continente chamado Zao e uma nova cidade, Farmine.
• Áreas do novo continente: Dragonblaze Peaks, Muggy Plains e Isle of Strife.
• Novos equipamentos e armas, novos objetos de decoração, novas backpacks, novas criaturas, novo outfit.
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
- An Uneasy Alliance Quest
- Children of the Revolution Quest
- Sea of Light Quest
- The New Frontier Quest
- Tomes of Knowledge Quest
- Unnatural Selection Quest
4) Patch 8.55
Lançamento: 17 de março de 2010, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• Todos os jogadores serão capazes de reportar nomes inadequados de outros personagens. Há um limite de reports simultâneos (2) ou rejeitados (4, ou 3 rejeitados e um pendente) possíveis;
• Jogadores que atingirem 14 horas de Stamina ou menos não irão mais receber loot;
• Os 50% de bônus de experiência para jogadores premium será estendido em uma hora, totalizando 2 (já explicado na primeira parte da sequência de artigos);
• O atalho da Pits of Inferno passou a ser ativado para todo mundo que entrar em uma sala do trono aleatória e um novo atalho foi feito para pular o enigma das alavancas depois de fazer pela primeira vez;
• Se um de seus personagens recebe um name lock, você terá três chances para renomeá-lo. Se o terceiro nome for rejeitado, o personagem receberá um nome a partir do gerador de nomes;
• Quando um personagem for banido, não aparecerá mais na página de informações do personagem.
5) Update 8.6
Lançamento: 30 de junho de 2010, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• Novas áreas: expansão de Zao, criação da cidade de Razzachai e uma nova dungeon em Banuta;
• Criação dos achievements, também passou a ser possível exibir cinco deles na página dos seus personagens no site do Tibia;
• Criaturas deixaram de dropar bags, e seu loot agora fica totalmente visível ao abrir;
• Runas e poções passaram a ser empilháveis;
• Itens foram automaticamente empilhados (comida e dinheiro de NPCs, itens de addon obtidos por skinning);
• Runas que tinham uma maior quantidade de cargas foram transformadas em runas decorativas, que são iluminadas ao anoitecer;
• Foi aumentado o tempo de duração de runas de magic fields inofensivos para mundos Optional PvP, agora duram o mesmo tempo que nos outros tipos de mundos;
• Key Rings viraram Broken Key Rings e foram substituídos por Jewelled Backpacks;
• Jogadores agora podem reportar declarações ilegais em qualquer canal de mensagens;
• O comando “kick” foi adicionado aos NPCs de barcos, prevenindo contra possíveis traps;
• O NPC do banco só entrega o dinheiro retirado se você tiver capacidade suficiente;
• Novos monstros, novos bosses, novos itens, novo outfit, novas quests.
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
- A Father’s Burden Quest
- An Interest In Botany Quest
- The Spirit Will Get You Quest
- Wrath of the Emperor Quest
6) Patch 8.61
Lançamento: 23 de agosto de 2010, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• Gamemasters foram removidos.
• O fórum de gamemaster foi renomeado para “help“;
• As World Quests e World Tasks foram adicionadas (a The Lightbearer foi incorporada às World Quests), mais eventos foram adicionados ao jogo ao longo dos anos até hoje;
• O Beholder foi renomeado para Bonelord, e todas as referências a essa raça também (livros, produtos de criaturas etc);
• Water Elemental pode ser aberto como um corpo normal ao morrer.
Confira o spoiler de todas as World Quests e World Tasks no nosso site e no site do nosso parceiro Tibia Wiki BR:
World Quests:
- A Piece of Cake
- Annual Autumn Vintage
- Bewitched
- Demon’s Lullaby
- Mês das Flores
- Orcsoberfest
- Rise of Devovorga
- The Colours of Magic
- The First Dragon Quest
- The Lightbearer
- Winterlight Solstice
World Tasks:
8) Update 8.7
Lançamento: 8 de dezembro 2010, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
Mudanças nas Regras do Tibia:
• Liberação de postagens de links para qualquer site (e não apenas para supported fansites) no fórum oficial, desde que não violem outra regra;
• Permissão de falar em seu idioma nativo (inglês não mais obrigatório) em todos os channels do jogo e nos boards do fórum exceto no Auditorium, Event Board e Proposal Board;
• A regra 3b (abuso de fraqueza do jogo) foi removida ao passo que medidas serão tomadas para resolver algumas dessas fraquezas. A regra 3e (multi-clienting) também foi removida. Jogar em mais de um personagem ao mesmo tempo será permitido se em dois computadores diferentes, pois, caso contrário, ainda será violação do jogo (3c – manipulação do cliente).
Confira todas as regras do jogo aqui.
• Adição das montarias no jogo;
• Revisão de Outlaw Camp, Colossus de Kazordoon, casa dos bonelords do Hellgate e de Drefia;
• Foi adicionado cooldown na maioria das magias;
• Adição de ícones para magias;
• Algumas magias já existentes foram modificadas e novas magias foram criadas;
• Adição de um novo tipo de dano: bleeding (sangramento);
• Fim do lure: a partir deste update, as criaturas luradas para fora de seu local de respawn voltam automaticamente a ele assim que perderem o seu alvo;
• Não é mais possível “ropar” criaturas hostis;
• Bloqueio de respawn: as criaturas não nascem mais se você estiver no local, mas ainda é impossível bloquear em alguns lugares como na sala do Black Knight e dos bosses da Inquisition;
• Jogadores podem atravessar outros jogadores dentro de protection zones em qualquer tipo de mundo, e não apenas em Optional PvP (já discutido anteriormente);
• O Game-Chat foi renomeado para World Chat, nele é possível falar em qualquer idioma sem ser punido;
• Trade Channel foi renomeado para Advertising Channel;
• Trade-Rookgaard Channel foi renomeado para Advertising-Rookgaard Channel;
• Default Channel foi renomeado para Local Chat;
• RL-Chat foi retirado do jogo.
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
9) Patch 8.71
Lançamento: 27 de janeiro de 2011, confira a notícia oficial aqui.
Novidades:
• Foi implementado o English Chat, um canal de discussões gerais do jogo, onde você pode falar com todos os outros jogadores, porém somente em inglês;
• Um novo método para comprar Premium Time ou outros serviços extras foi implementado (já não existe mais).
10) Patch 8.72
Lançamento: 20 de abril de 2011, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
• O inventário foi atualizado com novos gráficos e novas limitações;
• Os slots de mão são, exclusivamente, um slot para a arma na esquerda e um para o escudo na direita;
• O slot com uma flecha agora só poderá ser usado para munições ou algumas fontes de luz (charged ghost charm, silver fafnar trophy, entre outros, não podem ser usados);
• O Server Log agora mostra novas informações como danos causados e sofridos, ganho de experiência etc. Isso pode ser desativado em Options > Console > desmarque “Show Status Messages in Console“;
• As barras de vida das criaturas agora estão todas na mesma altura acima delas;
• O tempo restante para anéis e botas foi melhorado. Agora você poderá ver as horas, minutos e segundos;
• Implementada a mensagem “You cannot use objects that fast” se o jogador usar um objeto mais de 2 vezes por segundo;
• Contas que nunca foram Premium Time ou compraram um serviço extra só poderão postar nos fóruns oficiais a partir do level 21;
• Todos os personagens que podem postar nos fóruns poderão reportar um post ou uma assinatura;
• A página da conta foi dividida em duas páginas. A primeira mostra a lista de personagens e o status da conta e a segunda mostra informações de gerenciamento da conta.
Em breve: implementação do Market, treinamento offline e Warzones 1, 2 e 3! Fique de olho no Tibia Life que logo sairá a parte III!
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