Tudo o que Você Precisa Saber para Voltar a Jogar em 2020: Parte I
Estamos vivendo uma pandemia e, por isso, estamos em casa, ou pelo menos os que podem estão. Vocês devem ter reparado que isso atraiu uma enorme quantidade de jogadores. Inclusive, no último dia 1º de maio, o jogo alcançou mais de 41 mil jogadores online, algo que não acontecia há anos. Muitas pessoas que não jogavam há mais de 10 anos retornaram. E, como muitos já sabem e outros acabaram de descobrir, o Tibia mudou bastante nos últimos anos.
Por isso, decidimos fazer um resumo de todas as principais mudanças no jogo desde o update 8.0, lançado em junho de 2007, para quem quer voltar a jogar e não sabe por onde começar. Escolhemos essa atualização porque ela marca muitas das mudanças que até hoje permanecem no jogo.
Acompanhe todas as novidades no Tibia Life!
Primeira Parte: Updates 8.x
1) Update 8.0
Lançamento: 26 junho 2007, confira a notícia oficial aqui.
Novidades:
Uma nova cidade foi descoberta, Svargrond, e novas ilhas, sendo elas: Grimlund, Helheim, Hrodmir, Nibelor, Okolnir e Tyrsung. Todas com opções de caça, inclusive com novas criaturas;
• Nova modalidade de pesca: ice fishing;
• Novo meio de transporte: Dog Sled;
• Uma nova arena bárbara com 3 níveis de dificuldade e com recompensas para os vitoriosos.
Mudanças:
Finalmente as spears não caem mais no chão quando usadas
• A partir desse momento, foi adicionado requerimento de level para as armas;
• Runas e magias passaram a depender do magic level do jogador, e o dano das armas passou a depender dos skills;
• Armas de duas mãos tornaram-se exclusivas dos knights;
• E não é mais possível usar dois escudos ao mesmo tempo.
Novos equipamentos e armas:
Os paladins, por exemplo, ganharam novas munições, como a royal e a enchanted spear e a assassin star, mas elas já estão em desuso hoje em dia.
Novas magias:
Paladins e Knights foram os mais privilegiados, ganharam magias de ataque em área (knights) e à distância (paladins).
Confira o spoiler das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
2) Update 8.1
Lançamento: 11 dez 2007, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
Encantamento: era possível encantar armas com forças elementais, mas, no update de verão de 2017, esse sistema foi descontinuado.
Elementos: o antigo veneno passou a ser o elemento earth e mais três elementos foram adicionados: ice, holy e death. Eles são usados tanto como ferramentas de ataques dos monstros como dos jogadores.
• Os mages ganharam equipamentos de proteção contra cada elemento, como magma, terra, glacier e lightning set.
• Passou a ser permitido nadar em algumas praias do jogo.
• Além disso, passou a ser possível comprar kits de modificação do design das camas. Hoje já é possível modificar as camas de lugar (falaremos disse também futuramente).
• Sharing Experience: foi a primeira versão de um sistema muito bem-sucedido de divisão de experiência entre membros de uma party. Falaremos disso mais pra frente, já que houve muitas mudanças desde então.
• Rashid: um novo NPC viajante que compra vários itens a ótimos preços. A cada atualização, ele incorpora novos itens ao seu inventário de compra. Para negociar com ele, é preciso concluir a The Travelling Trader Quest.
Balanceamento das vocações: essas mudanças são importantes e refletem em cada vocação até os dias de hoje.
• Paladins: perderam as spells invisible (utana vid) e ultimate healing (exura vita). Passaram a dominar o elemento holy, útil contra várias criaturas, na forma de magia de área – divine caldera (exevo mas san) – e de distância – divine missile (exori san) – bem como ganharam uma nova magia de cura, divine healing (exura san). Também ganharam flechas com poderes elementais.
• Druids: perderam o domínio das magias de fire e de energy, passando a dominar ice e earth, ganharam novas magias de ataque em área e de criação de runas. Passaram a ser os verdadeiros curandeiros do jogo. Ganharam novas rods.
• Sorcerers: perderam a famosa “UE” (ultimate explosion), já que se tornaram especialistas em fire e energy, ganhando também novas magias de área e novas runas. Além de magia também com o elemento death. Ganharam nova wand.
• Knights: haviam ganhado a possibilidade de encantar armas, mas a função já foi retirada do jogo nesse antigo formato.
Novas runas de ataque em área referente aos elementos ice, earth e energy.
Outra mudança, inclusive uma das mais polêmicas, foi o fim do uso da runa Ultimate Healing como forma de cura. Como as runas passaram a depender do magic level, tornou-se inviável o seu uso pelos knights. Contudo, novas poções foram adicionadas ao jogo. E assim os mana e life fluids deixaram de ser comercializados pelos NPCs.
As poções:
• Great Health Potion, para knights com level maior ou igual a 80.
• Great Mana Potion, para druids e sorcerers com level maior ou igual a 80.
• Health Potion – sem restrições.
• Mana Potion – sem restrições.
• Strong Health Potion, para knights e paladins com level maior ou igual a 50.
• Strong Mana Potion, para paladins, druids e sorcerers com level maior ou igual a 50.
• Ultimate Health Potion (adicionada em abril de 2008), para knights com level maior ou igual a 130.
• Great Spirit Potion (adicionada em abril de 2008), para paladins com level maior igual ou a 80.
• Supreme Health Potion (adicionada em abril de 2016), para knights com level maior ou igual a 200.
• Ultimate Mana Potion (adicionada em abril de 2016), para druids e sorcerers com level maior ou igual a 130.
• Ultimate Spirit Potion (adicionada em abril de 2016), para paladins com level maior ou igual a 130.
Novos outfits e quests também foram adicionados.
Obs: um patch em abril de 2008 mudou as regras para nome dos personagens no jogo, confira aqui.
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
- •Dreamer’s Challenge Quest
- • Secret Service Quest
- • The Travelling Trader Quest
- • What a Foolish Quest
3) Update 8.2
Lançamento: 2 de julho de 2008, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
Vários lugares foram reformulados, como Darashia, Rookgaard, com destaque para Kazordoon, que recebeu um novo sistema de transporte. Vagões passaram a transportar os jogadores para vários pontos da cidade (basta comprar um ticket).
Uma nova ilha tutorial foi adicionada ao jogo, a Tutorial Island, que ensinava lições básicas antes de deixar o jogador acessar Rookgaard. Além disso, o Oracle passou a levar o jogador para a The Island of Destiny, onde o jogador podia experimentar um pouco de cada vocação antes de escolher. Essa ilha ainda existe, mas agora há uma nova ilha inicial (Dawnport) e só as contas mais antigas podem escolher ir para Rookgaard (falaremos disso futuramente).
A partir desse update, o sistema de diálogo com os NPCs foi facilitado por meio de uma janela privada de chat. Assim, mais de um jogador por vez pode acessar as funções do NPC.
Novas quests, novas áreas de hunt, novos monstros e novos outfits também foram incorporados ao jogo. Vale destacar a The Inquisition Quest, que além de fornecer novas áreas de hunts, forneceu novos equipamentos que foram poderosos por muito tempo. Além disso, terminando essa quest, você pode comprar todas as 5 blessings de uma vez só com o NPC Henricus por 110k. Além dessa quest, você também pode fazer a The Thieves Guild Quest e negociar itens com o NPC Black Bert (em Thais) e a Secret Service Quest, cuja recompensa é um canivete multifuncional (Whacking Driller of Fate, aliando-se à TBI; Sneaky Stabber of Eliteness, aliando-se à AVIN e o Squeezing Gear of Girlpower, aliando-se à CGB. Todos têm as funções de corda, de pá e picareta e cada um apresenta funções variadas exclusivas).
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
- • The Demon Oak Quest
- • The Elemental Spheres Quest
- • The Hunt for the Sea Serpent Quest
- • The Inquisition Quest
- • The Thieves Guild Quest
4) Patch 8.3
Lançamento: 30 de setembro de 2008, confira a notícia oficial aqui.
Novidades e Mudanças:
Foi permitido a cada jogador renomear sua conta. Mudança já obsoleta, uma vez que agora o login é por meio do e-mail registrado na conta.
Novidades nas interações com os NPCs: a partir daquele momento, os NPCs passaram a responder à mensagem “trade” abrindo uma janela com opções de compra e venda de produtos. Os itens na cor cinza são os que não é possível comprar ou vender, enquanto os itens com letras claras você pode comercializar. Também passou a ser possível comprar lotes de itens dentro de backpacks, basta clicar com o botão direito e escolher a opção “buy with backpacks”, é preciso desativar para que pare de comprar dessa forma. Também passou a aparecer o peso dos itens.
4) Update 8.4
Lançamento: 10 de dezembro de 2008, confira a notícia oficial aqui.
Novidades:
A cidade de Yalahar trouxe uma aproximação entre o continente e os locais de caça, as hunts ficaram mais próximas. Ao redor da própria cidade há 8 novos bairros com novas hunts, sendo eles: Former Trade Quarter, Foreigner Quarter, Factory Quarter, Alchemist Quarter, Cemetery Quarter, Magician Quarter, Sunken Quarter, Arena and Zoo Quarter. Além disso, há 4 novas ilhas também com opções de hunt: Beregar, Mistrock, Fenrock e Vengoth.
Novas magias: Party Buffs, uma magia para cada vocação incrementar o poder de uma party. Knights: train party; Paladins: protect party; Sorcerers: enchant party e Druids: heal party. Além disso, os Paladins também ganharam 2 novas magias em que só se pode ter uma ativa de cada vez: sharpshooter (aumenta o distance, excelente para causar maior dano em bosses) e swift foot (aumenta a velocidade do personagem). Knights ganharam a magia protector, em que seu skill de shielding é aumentado, mas ele não pode atacar nesse momento. Entre outras mudanças.
A Wild Growth agora é uma runa que só pode ser feita e usada por Druids.
Foi adicionado um atalho para chegar à Pits of Inferno para os que já completaram a quest.
Novos equipamentos exclusivos para cada vocação, yalahari set, como recompensa para quem completar a In Service of Yalahar Quest.
Party Channel (Atual Loot Channel): para os jogadores que estivessem numa mesma party, o loot passou a ser exibido nesse canal. Agora existe um canal para loot independentemente de a hunt ser em grupo ou individual.
Confira o spoiler de algumas das quests lançadas no nosso parceiro Tibia Wiki BR:
5) Patch 8.41
Lançamento: 18 de março de 2009, confira a notícia oficial aqui.
Reformulação do sistema de penalidades por morte:
Primeira mudança:
• Até o level 24, no entanto, todos os personagens sem blessings e promotion passaram a perder apenas 10% de seus skills e pontos de experiência como antes.
• A partir do level 24, o percentual de pontos de experiência perdidos a cada morte passou a diminuir lentamente. Por exemplo: Um personagem de level 50 perde 1 level ao morrer. E, a cada 50 levels que avançar, perde mais metade de um level. Assim, um personagem de level 100 perde 1,5 level (um level e meio) por morte, já um jogador de level 150 perde 2 levels, e um personagem de level 200 perde 2,5 levels e assim por diante.
• A perda de skills também passou a depender do level do personagem. Quanto maior o level, menor o percentual de perda quando você morre. Por exemplo: um level 100 que morrer sem blessings e sem promotion perde 1,5 level, o que representa aproximadamente 4,5% da sua experiência total e 4,5% de seus skills.
Segunda Mudança:
• Todos os personagens em mainland (ilha principal) passaram a ter a possibilidade de reduzir a perda de itens, experiência e skills comprando blessings.
• O preço de uma blessing agora depende do level do personagem, isso tornou atrativo colocar blessings em personagens level baixo, já que o custo ficou menor. Assim, até o level 30, cada blessing custa 2.000gp; do level 31 até o 119, o valor é de 2.000gp + 200gp para cada level adicional acima do 30. Para personagens acima do level 120, cada blessing custa 20.000gp.
• Com todas as blessings, o jogador não só perde menos experiência e skills, como também não perde a backpack, deixando de ser necessário o uso do Amulet of Loss (AOL). Se não houver todas as blessings no personagem, você apenas reduz a chance de perder itens, mas não está totalmente isento de dropar algo. Então tenha cuidado. Isso possibilitou o uso de outros amuletos do jogo de forma segura.
• A blessing da Inquisition tem um taxa, sendo o total 110.000gp para todas as 5 blessings antigas, é mais cômodo.
• Personagens com promotion continuam com penalidade por morte reduzida em 30%.
OBS: o sistema de blessing foi atualizado em outros 3 patches, sendo as seguintes mudanças:
Twist of Fate
• Implementada no final de 2010 com o Patch 8.62, protege as outras blessings e o AoL em caso de morte numa batalha PvP.
• Pode ser comprada em qualquer templo, o valor máximo é de 50.000gp no level 270.
• Não é disponível nos mundos Retro Open PvP.
The Adventurer’s Bless
• Implementada no final de 2014 com o Patch 10.55, protege personagens, automaticamente, do level 1 ao 20 contra a perda de itens, skills e levels em caso de morte numa batalha PvP, mas não reduz a penalidade se a morte for para monstros. O personagem perde a proteção quando atingir o level 21 ou se atacar outro jogador (se outro jogador atacar primeiro e você revidar, a blessing continua válida).
• Disponível para os novos personagens em mundos Open PvP.
Heart of the Mountain e Blood of the Mountain
• Implementadas no início de 2017 com o Patch 11.30, surgiram como tentativa de reduzir ainda mais a penalidade por morte. As proteções contra perda de skills e de experiência passaram de 40% para 56%, sendo 8% de cada uma das bênçãos melhoradas. O preço fixo delas é de 26.000gp após level 120.
Death Redemption
• Implementada no início de 2017 com o Patch 11.30, só pode ser comprada pela Store, por 260 Tibia Coins, em até 24 horas após uma morte. E só pode ser comprada se o jogador tiver morrido sem nenhuma outra blessing. (Ainda explicaremos sobre a Store e os Tibia Coins, não se desesperem)
• Ela compensará a morte mais recente do personagem, devolvendo os skills e a experiência que o personagem não teria perdido caso estivesse com as 7 blessings.
Stamina:
• O limite da stamina foi reduzido de 56 para 42 horas.
• A regeneração de stamina foi trocada para 1 minuto regenerado para cada 3 minutos fora do jogo.
• A regeneração de stamina quando a barra estiver entre 40 a 42 horas é de 1 minuto regenerado para cada 12 minutos fora do jogo. No Patch 8.55, essa regeneração foi melhorada para 1 minuto a cada 10 minutos fora do jogo. E A regeneração de stamina começa 10 minutos depois que você sai do jogo, como antes. Ou seja, são necessárias 20 horas e 10 minutos offline para recuperar as 2 horas de stamina bônus.
•Bônus de experiência de 50% para as duas primeiras horas (hora 42 e 41), para jogadores premium. (Na época era só para a primeira hora, em 2010 mudou para as duas primeiras horas).
Outras mudanças:
• Um novo delay de 2 segundos para combates após mudar de andar, ser teletransportado, ter viajado com NPCs e usado a magia levitate ou se tiver sido colocado para fora de uma casa; não é mais possível praticar o stairhopping (famoso PvP de escada).
• Criaturas invisíveis passaram a ser realmente invisíveis para os botters (Tornou-se impossível atirar runas em uma coordenada de uma criatura invisível).
• Um contador de experiência foi adicionado ao cliente, incluindo:
- • Pontos de experiência necessários para o próximo level;
- • Cálculo da experiência por hora (baseado nos últimos 15 minutos)
- • Indicador de quanto tempo levaria para chegar ao próximo level com exp/hora;
- • Opção de resetar (zerar) o contador de experiência.
Obs: atualmente existem vários outros contadores mais sofisticados disponíveis no cliente. Falaremos deles no futuro.
Em breve: as reformulações no sistema PvP, transferência de mundos e montarias! Fique de olho no Tibia Life que logo sairá a parte II!
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Wow, que texto incrível! Obrigado por este conteúdo!
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