Nos Rastros do Fórum: Balanceamento de Items
Você já parou pra pensar na quantidade de assunto que rola no fórum do site oficial do Tibia? O Tibia Life traz essa categoria com os assuntos mais abordados e polêmicos do fórum para você ficar por dentro do que rola por lá. Hoje vamos trazer um “Nos Rastros do Fórum” um pouco diferente. Esse post será atualizado frequentemente com as respostas dos CM. Fique de olho!
Perguntas frequentes
1. Qual é o objetivo dessas mudanças de balanceamento?
Queremos tornar as armas de duas mãos mais atraentes, melhorando-as consideravelmente.
Queremos equilibrar as armas entre si para viabilizar o desenvolvimento a médio e longo prazo e criar recursos para incrementá-las, pois planejamos lançar armas superiores no próximo Summer Update. Queremos também abordar as críticas levantadas durante testes externos.
2. Por que vocês nerfaram todas as armas “of destruction”?
As armas “of destruction” devem ser ajustadas, pois sua relação valor/dinheiro excede qualquer outra arma. Elas são simplesmente muito boas, considerando seu preço baixo. Devido à NPC Yana vendê-las por gold tokens, estão amplamente disponíveis para muitos jogadores. Além disso, são muito poderosas no seu nível e no geral também. Obter uma arma forte deve ser uma experiência gratificante. Além disso, projetar novas armas com muitas das “of destruction” soltas por aí é particularmente desafiador e restringe severamente nossas possibilidades.
3. Por que vocês removeram um slot de imbuement das armas “of destruction” de uma mão?
Os knights tinham efetivamente quatro slots de imbuement enquanto carregavam uma arma “of destruction” de uma mão e um escudo, resultando em um desequilíbrio estridente entre as vocações, mas também na própria vocação entre os usuários de armas de uma mão e de duas mãos.
Mesmo que o slot de imbuement seja removido, o imbuement usado ainda estará em vigor até que expire.
5. Por que vocês estão alterando o requisito de nível de certas armas?
Queremos ajustar as armas uma em relação à outra. Por exemplo, o “Bow of Cataclysm” no nível 270 é muito fraco em comparação ao “Falcon Bow”, para o level 300, daí a redução no nível. Estamos cientes de que muitos jogadores já excederam em muito esses requisitos de nível, então essa mudança não é um problema para qualquer personagem acima desse level.
6. Finalmente, vocês mudaram o Resizer, por que demorou tanto?
Algumas coisas levam tempo. Queríamos abordar o balanceamento das armas de forma holística, em vez de ajustar uma arma de cada vez. Além disso, trabalhamos continuamente na melhora do nosso processo de análise para alterar os itens de uma maneira sólida.
7. Por que vocês apenas melhoraram duas armas Falcon, o Falcon Battleaxe e a Falcon Longsword?
Originalmente, não tínhamos a intenção de tocar nas armas Falcon, pois atualmente são as melhores armas no jogo. No entanto, como nosso objetivo era buffar armas de duas mãos, achamos necessário melhorar o Falcon Battleaxe e a Falcon Longsword.
8. Então as melhores armas ainda são as Falcon, mas e depois da atualização de verão?
Estamos planejando introduzir novas armas best-in-slot na atualização de verão. Se todas as armas Falcon ou apenas algumas delas serão superadas por uma nova arma ainda não foi decidido.
9. Vocês vão mudar outros itens no futuro?
Atualmente, não há planos para ajustar mais equipamentos. No entanto, não descartamos fazer mais alterações posteriormente. Iremos informá-los sobre quaisquer desenvolvimentos futuros no momento certo.
Respostas Oficiais de Skerio, Community Manager
“Obrigado novamente por todo o feedback até agora! Aqui está o que mudamos com base também em suas respostas:
- As armas “of destruction” com uma mão receberão seus antigos valores de ataque de volta.
- A Falcon Longsword recebe um bônus de ataque de +3.
O anúncio já foi alterado de acordo.”
Vocês poderiam explicar melhor o que significa armas “best-in-slot”?
Uma arma “best-in-slot” significa que ela é a melhor escolha em uma determinada categoria (por exemplo, club de uma mão).
Consertem as diamond arrows. Podem até nerfá-las, mas removam o tempo de cooldown e eu poderei voltar a jogar.
Abordaremos o problema com as diamond arrows em outro momento, quando fizermos alterações em todas as vocações.
Por que o Falcon Battleaxe está sendo bufado e a Falcon Longsword permanece a mesma? O objetivo não é buffar armas de duas mãos?
A Falcon Longsword realmente merece um buff que agora recebeu (veja acima). Foi planejado para ser incluído na lista, mas devido a falhas de comunicação interna, isso não aconteceu.
Não entendo como funciona o valor elemental de 80 ou 75 na sua tabela…
Dano de elemento: 80 (75)
Valor atual: Ataque: 13 físico +39 de gelo
Como Temestokles e Klusiek já disseram, trata-se de porcentagens. O resizer atualmente possui 52 de ataque; 75% do qual é em dano elemental, os outros 25% são dano físico. Daí os atributos atuais de 13 de ataque físico e 39 de gelo. Após a mudança, isso resultará em 12 de ataque físico e 46 de ataque de gelo (58 de ataque com 80% de dano elemental e 20% de dano físico).
Estou me perguntando porquê vocês querem introduzir novas armas melhores. Armas melhores significam melhor xp/h, mais lucro, etc. Não é o contrário do que vocês estão tentando alcançar com as últimas mudanças?
Essas novas armas não estarão amplamente disponíveis e, portanto, não afetarão o ganho geral de xp/h de maneira significativa.
Se vocês pretendem implementar novas armas neste Summer Update, por que seguem nerfando os itens de maneira a fazer com que os jogadores se sintam menos poderosos até então?
Ajustar as armas agora e equilibrá-las em relação às demais nos dá mais opções de criação de novas armas para o Summer Update.
Então seu objetivo é aumentar as estatísticas de ataque no Falcon Battleaxe de 55 para 58, mas sem explicar se os atributos de dano elemental, a melhoria de skill, talvez todo o restante dos atributos serão removidos ou se permanecerão os mesmos?
Isso é completamente o oposto no Resizer, onde você mencionou o dano elemental. É claramente uma coisa boa para o usuário de club, pois eles são negligenciados o tempo todo.
Somente as alterações são mostradas na lista. Se um atributo não aparece lá significa que ele não foi alterado. O Resizer possui informações adicionais de dano elemental porque esse atributo foi alterado.
As armas “of destruction” podem ser compradas de um NPC, enquanto o Resizer é um loot de boss. Com as novas mudanças, o preço deve subir.
Existe alguma esperança para equilibrar armas como plague bite, impaler of the igniter, etc? De certa forma, elas deveriam ser melhores, com base na dificuldade de obtê-los.
Como mencionado anteriormente, atualmente não estamos procurando alterar mais armas. Em geral, os ajustes nos itens que não estão sendo alterados agora ainda podem ser possíveis em algum momento no futuro. Isso vale para todos os itens que foram sugeridos para serem alterados adicionalmente.
Então a nova quantidade de dano elemental do Falcon Battleaxe seria quanto ??
Os novos valores seriam 10 de ataque físico + 48 de energia (em vez de 10 de ataque físico + 45 de energia).
Vi em algum lugar que há equilíbrio de vocações em andamento, temos uma previsão?
Ainda não há data e definitivamente não está próximo.
Minha pergunta final é: Existe algum plano para alterar os itens de equipamento (armor, legs, helmets, boots) ou serão feitas mudanças apenas nas armas?
Esse reequilíbrio diz respeito apenas a armas e não há planos concretos para outros itens.
Vocês têm planos de mesclar todas as habilidades corpo a corpo algum dia?
Atualmente não existem tais planos.
Vocês vão melhorar/retrabalhar o shielding? Todos nós sabemos que é uma porcaria e até vocês sabem que é uma porcaria, e nós sabemos que vocês vão fazer mudanças nas vocações. Então vocês podem nos dizer se planejam fazer algo com essa habilidade quase inútil? Existem muitas maneiras interessantes de abordar esse problema. Gostaria de vê-lo melhorado.
Um retrabalho no shielding pode ser algo para o futuro, mas isso ainda está longe.
Vocês planejam adicionar um NPC para vender armas “of destruction” por 50 Gold Tokens?
Não, isso não está nos planos.
QUE TAL VOCÊ LER AS FAQ?
“Enquanto o slot de imbuement será removido na hora, se ele estiver sendo usado, o imbuement ainda estará em vigor até que expire.”
Não está claro se o slot que será removido ainda estará em vigor ou não, simples assim. Ele provavelmente quis dizer que os outros dois slots ainda estariam em vigor, o que é óbvio, por que eles o removeriam?
Se for o caso, haveria um imbuement oculto nas armas “of destruction”? De qualquer maneira, lendo este tópico, fica claro que os jogadores não merecem o melhor.
O terceiro slot de imbuement será removido imediatamente. Se o terceiro slot de imbuement ainda estiver em uso, o imbuement desse terceiro slot continuará em vigor até que expire.
Podemos fazer alguma coisa? MS é a profissão mais fraca no momento.
Mudanças no MS farão parte do futuro balanceamento de vocações.
Definitivamente eu não te entendo, Skerio. Você disse em algum tópico anterior que o balanceamento de vocações é até o momento a maior prioridade, mas você também diz que não está chegando? Como assim?
Eu não disse nada sobre isso ser “a mais alta prioridade”. Mas mesmo que um problema seja da maior prioridade, isso não significa que você pode pular o tempo de desenvolvimento. No entanto, o balanceamento de vocações é um projeto importante e divulgaremos informações quando chegar a hora.
Mais respostas de Skerio, dia 13 de Março.
“Obrigado novamente por postar críticas construtivas, ainda estamos avaliando o feedback e finalizaremos as alterações até a próxima semana.”
@Skerio
Sei que você disse que as mudanças nas vocações não estão chegando, mas é possível fazer uma estimativa mais próxima de quando poderemos vê-las? É algo que veremos antes ou depois do Summer Update, por exemplo?
Ainda é muito cedo para dizer.
Vocês estão planejando fazer algo com rods/wands?
Não neste balanceamento, nada além das mudanças nas armas da lista.
Quanto ao tópico em questão, vocês esqueceram completamente ou desistiram das armas Umbral Master? Elas são de duas mãos, supostamente “muito poderosas”, mas raramente são usadas, e tentar criar uma simplesmente não vale a pena. Você disse que o objetivo era buffar armas de duas mãos, mas não há menção de armas umbrais de duas mãos.
Não buffamos todas as armas de duas mãos com esse balanceamento. Novamente, outras mudanças podem ocorrer em algum momento no futuro em uma ocasião separada.
Aparentemente, os itens de EK serão os mais modificados no dia 17 de março. E você falou sobre “mais opções para criar novas armas para o próximo Summer Update”. Isso significa que a próxima atualização de verão conterá mais itens para EKs?
Sim, haverá novos itens para EKs no próximo Summer Update.
Mais respostas de Skerio, dia 16 de Março.
“Fizemos ajustes finais nas mudanças das armas. O anúncio foi atualizado de acordo. O valor de ataque das armas de duas mãos que foram buffadas foi reduzido em um ponto e o nível necessário para a summerblade e winterblade foi alterado para 200. As alterações serão implementadas no server save de 17 de março.”
Alguma arma melee de uma mão terá 3 slots de imbuement novamente em updates futuros? Por exemplo, neste Summer Update?
Os atributos exatos de armas futuras ainda não estão claros.
Skerio, por favor, me responda: isso significa que não teremos mais armas de uma mão com 3 slots de imbuement (machado)? Porque notei que a CipSoft está obrigando os jogadores a jogar apenas com armas de duas mãos e muitos jogadores gostam, assim como eu, de usar armas de uma mão.
Depois que as alterações entrarem em vigor, não haverá mais armas de uma mão com 3 slots de imbuement.
Os planos futuros de balanceamento de vocações consideram reestruturar as habilidades dos Knights, como tornar o shielding mais atraente, melhorar o consumo de potions de mana e talvez criar novas potions apenas para os Knights? Além disso, consideraram modificar/buffar certas spells de Knights? Como temos muito poucas magias de ataque, sendo que apenas 3 ou 4 são efetivas durante a batalha, também temos algumas menos utilizadas que precisam ser aprimoradas um pouco (não apenas mudanças em relação ao dano, mas talvez também quanto ao cooldown).
Ainda não foi decidido o que exatamente o balanceamento de vocações trará.
Sobre as alterações na Winterblade e Summerblade, o valor de ataque nerfado nesses itens será causado por dano físico?
As porcentagens, ou seja, a razão entre dano físico e elemental, permanecem as mesmas. Winterblade será 10 de ataque físico + 40 de ataque de gelo (em vez de 10 de ataque físico + 41 de gelo), a Summerblade será de 10 ataque físico + 41 de ataque de fogo (em vez de 10 de ataque físico + 42 de ataque de fogo).
O balanceamento de vocações acontecerá antes do Summer Update? E quanto a equipamentos mágicos? Sorcerers e Druids terão novas e melhores Wands/Rods?
Como eu disse antes, ainda não está claro quando o balanceamento de vocações ocorrerá. Haverá novas Wands/Rods no próximo Summer Update.
[…] a CipSoft já anunciou, o Summer Update incluirá novos itens best-in-slot, obtidos através de locais de caça e bosses muito desafiadores, que estão além do conteúdo […]