Monk: Insight dos Programadores
Caros Tibianos, nós, a equipe de programadores do Tibia, estamos felizes em compartilhar com vocês alguns trechos da nossa própria jornada de implementação do Monk no Tibia.
Muitos meses atrás, em um dia fatídico, nossa equipe de gerenciamento de produtos soltou uma bomba – eles estão elaborando planos para uma quinta vocação!
Por um lado, este projeto gerou euforia instantânea entre os membros da equipe; por outro lado, havia dúvidas sobre sua viabilidade, considerando a extensa base de código na qual trabalhamos diariamente e a quantidade de código legacy. Então, a primeira tarefa para nós foi investigar se seria realista adicionar uma quinta vocação em um tempo razoável. Portanto, precisávamos revisar cada linha de código relacionada às vocações, cobrindo tudo, desde NPCs e quests até as condições para usar poções.
Isso por si só foi uma tarefa tremendamente extensa e complexa, mas a perspectiva de criar uma experiência de jogo totalmente nova para os tibianos nos motivou muito a superar quaisquer obstáculos.
Depois de alguns dias movimentados de verificação e análise, finalmente conseguimos apresentar uma lista de ajustes necessários e o que seria necessário para implementar todas as mudanças necessárias.
O resto é história; nos comprometemos com o tópico, e todos ficaram muito animados com isso. Era óbvio que esse projeto seria enorme, e quem não ama um grande projeto repleto de novos recursos?
Um dia típico para um bando de programadores: Q1: Bom, o Winter Update tá on, vamos implementar o ramo do Monk! // Q2: ! 69 seções com conflito ! Monk não aparece no Magical Archive // Q3: Até quando você planejava ficar hoje?
Nós mudamos e adicionamos muito código…
Vamos dar alguns números para vocês terem uma ideia melhor: no servidor do jogo e em nossas ferramentas, tivemos que mudar 1.004 arquivos com 99.044 linhas de código alteradas. No nosso cliente, tivemos que mudar 613 arquivos com 26.073 linhas de código alteradas. E finalmente, para o site, tivemos que ajustar 112 arquivos com 4.814 linhas de código alteradas. No geral, foram mais de 130.000 linhas de código alteradas para trazer o Monk para o jogo.
Claro, além dos muitos ajustes necessários no nosso código já existente, era necessário implementar também todos os novos recursos em torno do Monk, assim como o próprio Monk.
Por exemplo, adicionar as novas magias para o Monk: para qualquer nova magia a ser implementada, obtemos uma descrição precisa da magia da equipe de conteúdo ou do gerenciamento de produtos. Todos os dados necessários, como custo de mana, cooldowns e, claro, como a magia deve funcionar em detalhes. Algumas das magias do Monk também têm mecânicas completamente novas, como as magias de Virtue. Para essas novas mecânicas, discutimos muito com antecedência como implementá-las da melhor e mais eficiente maneira:
Queríamos fazer com que o código fosse robusto, fácil de entender e fácil de modificar. Esse processo de encontrar o caminho ideal para um recurso a ser implementado não é fácil, mas também é uma das tarefas mais legais para um programador, porque permite a criatividade e a exploração de novos métodos.
Quando desenvolvemos recursos, o espírito de equipe na CipSoft realmente brilha, e o projeto Monk não foi diferente. Conforme os prazos se aproximavam, um de nossos valiosos colegas, originalmente alocado em outro projeto, chegou junto para ajudar a finalizar os recursos restantes a tempo. Dedicação e trabalho em equipe são o molho secreto para trabalhar não apenas com sucesso, mas também com um sorriso!
Mas vamos voltar aos fatos concretos: como você pode imaginar, nem todas as mudanças foram feitas facilmente. Adicionar Harmony e o estado Serene à UI foi uma tarefa muito especial, especialmente em relação ao nosso HUD de criatura. Primeiro, tivemos que entender como os arcos existentes eram desenhados no código antigo, o que não estava documentado. O código incluía o cálculo de um raio, ângulos iniciais e finais para desenhar esses arcos e foi escrito de forma muito genérica para tornar o arco completamente escalável. Tivemos que adicionar os novos componentes da UI da mesma forma e usamos curvas de Bézier para a área cinza claro ao redor do círculo do estado Serene. Então adicionamos a documentação. No geral, essa foi uma das nossas tarefas favoritas. Lembramos particularmente do momento em que foi concluído e usamos o “Swift Jab” para acumular Harmony. Foi incrível para toda a equipe testemunhar a Harmony no arco e ver algumas linhas de código finalmente ganharem vida. É disso que se trata a programação.
Esperamos que isso lhes dê uma pequena amostra da nossa equipe de programação e das nossas tarefas, e confiamos que vocês curtirão o Monk e todos os seus novos recursos. Podemos dizer com sinceridade que colocamos nosso coração e alma neste projeto, e esperamos que isso fique evidente na jogabilidade.
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Os programadores do Tibia
Artigo de Insight da Nova Vocação 4/6
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