Monk: Insight dos Gerentes de Produto
Tibia e uma quinta vocação? Explica isso aí…
Caros Tibianos, vocês provavelmente têm muitas perguntas e pensamentos depois de ler o anúncio. Isso é perfeitamente normal, e, como gerente de produto líder para o Update da quinta vocação, quero aproveitar esta oportunidade para fornecer a vocês uma visão mais detalhada de como o Monk foi desenvolvido. Espero que isso responda a algumas de suas perguntas e desperte seu interesse.
Quais foram os nossos primeiros passos?
Quando a ideia surgiu, parecia uma tarefa impossível. Adicionar uma nova vocação ao Tibia depois de todo esse tempo provavelmente seria muito complexo e arriscado. Quanto mais falávamos sobre isso, no entanto, mais parecia realmente possível, bem como um passo natural para o jogo. Por qual outro motivo a maioria dos bosses permitiria que cinco personagens entrassem na sala se não fossem cinco vocações diferentes?
Desenvolver uma nova vocação ainda é uma tarefa desafiadora e mais do que apenas criar novas magias ou novos equipamentos; é sobre garantir que a nova vocação pareça uma extensão natural do mundo e da jogabilidade do Tibia. Ela precisaria ser uma opção completa ao lado das outras vocações. Isso inclui tanto seu nível de poder quanto sua introdução no mundo do Tibia. Ela deve atrair todos os jogadores, novos ou veteranos, igualmente. Ela deve fornecer uma contribuição para qualquer grupo de hunt sem ser obrigatória e sem tirar o espaço de outras vocações. Essa última frase seria frequentemente repetida e viria a se tornar um mantra para mim ao pensar sobre a vocação. Com essas regras básicas em vigor, começamos a falar sobre os próximos passos.
Como decidir qual papel preencher?
Uma vez que nos comprometemos a criar uma nova vocação, precisávamos decidir o papel que ela deveria preencher. A primeira escolha, corpo a corpo ou à distância, era bem simples. Com três vocações à distância e apenas uma vocação corpo a corpo atualmente no jogo, sabíamos que queríamos introduzir outra opção corpo a corpo. Depois disso, fica um pouco mais complicado. Ao olhar para o papel que cada vocação preenche, há algumas observações essenciais a serem feitas:
- DPS (ou dano) é um papel essencial de cada vocação e cada vocação deve se destacar nesta área para permanecer viável tanto para jogar solo quanto em grupo.
- Tankar e curar são papéis secundários importantes e são preenchidos por uma vocação cada (Knight e Druid, respectivamente). No entanto, Knights são muito mais comuns do que Druidas, deixando um lugar para um curandeiro secundário.
- Lurar e distribuir debuffs são papéis secundários menos importantes, e, como tal, a nova vocação não deve invadir os papéis atualmente preenchidos por Paladins e Sorcerers.
Como passamos de nova vocação para Monk?
Depois de decidir seu papel, nos voltamos para arquétipos clássicos de fantasia. Classes icônicas como Rogue (Ladino), Bard (Bardo) e Monk (Monje) se destacaram como lacunas temáticas. Ao olhar mais de perto esses três, o Monk rapidamente se tornou nosso favorito. Bards podem ser corpo a corpo, mas não se sentem distintamente corpo a corpo e vêm com muitos desafios adicionais por serem tradicionalmente baseados em música. Rogues se encaixam na descrição corpo a corpo e se prestam bem a não ser um tanque, mas não correspondem à função de curandeiro secundário. O Monk, no entanto, se encaixa muito bem em nossa função alvo. Tradicionalmente um combatente corpo a corpo com um lado espiritual, eles podem tanto causar dano em combate corpo a corpo quanto fortalecer aliados como uma referência. Esse lado espiritual se presta bem a um papel secundário como um curandeiro. Além disso, o Monk até nos permite usar uma habilidade existente como sua habilidade primária: o fist fighting.
Jogabilidade – O que há de novo?
Com as principais escolhas de design superadas, muitas decisões menores sobre sua real jogabilidade tiveram que ser tomadas. Embora muitas ideias não tenham chegado ao design final, aqui está uma pincelada nas principais mecânicas que definirão o Monge:
Harmony
O sistema de harmony é o sistema primário que faz o Monk se destacar das outras vocações.
- O Monk acumula harmony usando magias de ataque específicas, armazenando até 5 de harmony por vez.
- Um segundo grupo de magias consome toda a harmony ao ser usado para aumentar consideravelmente seu poder.
De uma perspectiva de jogabilidade, o Monk sempre será capaz de tomar uma pequena decisão sobre como usar sua harmony. Ela pode ser usada para uma magia de cura em área poderosa, para atacar forte um único alvo ou para causar dano a um grande grupo de inimigos.
Virtues
Começando com sua promotion, o Monk terá acesso a três virtues, das quais uma estará ativa o tempo todo. Cada virtue fornece um efeito passivo único:
- Virtue of Harmony: Aumenta o poder das magias que consomem harmony.
- Virtue of Justice: Aumenta o fist fighting.
- Virtue of Sustain: Aumenta fortemente toda a cura realizada.
Além disso, independentemente da virtue escolhida, todas as virtues concedem ao Monk a habilidade passiva de curar a si mesmos ou a um aliado sempre que criarem ou consumirem harmony sem gastar mana.
Serene
Os monks são mais poderosos quando estão no estado sereno, que é alcançado ao atender a uma de duas condições:
- Nenhum membro do grupo por perto ou não estar em um grupo.
- Menos de seis monstros adjacentes.
Enquanto sereno, o poder de um monk é aumentado consideravelmente. Desde virtues tendo seus efeitos dobrados a ataques básicos causando consideravelmente mais dano, um Monk só será capaz de competir com outras vocações quando estiver sereno. Queríamos ter certeza de que o Monk nunca fosse a melhor opção para tankar grandes grupos de monstros enquanto estão em um grupo, pois esse é o papel do Knight. Estar sereno ou não é a nossa resposta para isso, pois o Monk fica muito enfraquecido ao tankar boxes em grupos.
Considerações finais
No geral, vemos a adição de uma nova vocação como uma oportunidade de reacender o senso de descoberta que sempre fez parte do Tibia. Uma chance de aprender as complexidades de uma nova vocação, experimentar novas estratégias e se adaptar a novas composições de equipe. Com tudo isso dito, ainda temos muito mais para compartilhar nas próximas semanas e mal podemos esperar para ouvir seus pensamentos e reações sobre este tópico.
Atenciosamente,
Niadus.
Artigo de Insight da Nova Vocação 1/6
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