Memórias de 2020
2020 foi um ano incomum em muitos aspectos. Muitos tibianos compartilharam suas experiências dentro e ao redor do jogo durante este tempo na forma de mensagens pessoais e sinceras, das quais várias histórias foram selecionadas e compiladas neste artigo.
Há algumas semanas, a CipSoft pediu que os jogadores compartilhassem suas experiências pessoais com o Tibia em 2020. Eles ficaram extremamente felizes com a resposta esmagadora que receberam e querem agradecer a cada um de vocês que contou a sua história. Conforme anunciado, cada Community Manager escolheu cinco postagens, antes que as cinco primeiras postagens gerais fossem determinadas entre eles. As cinco histórias principais foram compiladas abaixo e todas as 15 postagens escolhidas estão listadas nesta postagem do fórum. Não foi feita nenhuma alteração nas histórias, incluindo erros de gramática ou ortografia. Aproveite a leitura!
Fazendo a diferença
“Este ano foi muito desafiador para mim. Passo hora após hora tentando salvar vidas trabalhando como enfermeira de UTI. Nunca perdi mais pacientes do que no ano passado. Nunca tive menos parentes que pudessem se despedir de seus entes queridos. Nunca esquecerei a noite em que me sentei ao lado de uma mulher de quase 50 anos. Um dia antes, segurei um iPad na frente dela para que ela pudesse falar com seus filhos uma última vez. Naquela noite, ela faleceu lentamente, sem parentes ao seu redor, porque a rígida quarentena não permitiria.
Por que escrevo sobre isso neste desafio? Se você perde paciente após paciente, você precisa de alguém com quem conversar para permanecer são, e, com um lockdown tão rígido, raramente consigo passar tempo com meus amigos da vida real. Em vez disso, encontrei consolo nos meus amigos e guild no Tibia. Cada vez que eu faço login, eles estão lá para mim, para me ajudar a pensar em outra coisa. Caramba, a maioria de vocês nem sabe que sou enfermeira de UTI e isso é ótimo. Porque me permite sair da loucura da UTI e pensar em outra coisa. É ótimo jogar, preocupar-se com a hunt ou alguém invadindo o respawn. Naquela noite que eu perdi aquela mulher, eu loguei no Tibia e vocês estavam lá. É exatamente o que preciso recarregar mentalmente para mais um plantão. Obrigada por me ajudar a manter isso.”
– Relvara
2020. Não é mais só nostalgia, mas o presente.
Tenho 21 anos e o Tibia está na minha vida desde sempre. Não vou falar sobre alguma experiência específica, mas sobre a coisa toda em si. Este jogo sempre significou para mim mais do que as palavras podem dizer, ele definiu a minha infância. Eu estive afastado por tanto tempo, mas fiquei checando como esse jogo estava evoluindo… Por tanto tempo, pensei que continuava evoluindo, mas não gostava da maneira como essa evolução acontecia.
Entretanto, 2020 foi o ano em que percebi o quão errado eu estava. Tudo que eu precisava era de uma pequena pausa, para que este jogo pudesse me atingir como um caminhão, como aconteceu quando comecei em Rookgaard. Ele me deu tudo o que tinha dado no passado… Amizades, momentos, raiva, mas sempre levou a um momento de felicidade.
Para mim, não é mais nostalgia. É o presente. Este jogo era grande naquela época e agora é ainda maior. Só temos que nos ajustar a cada ciclo e aproveitar o melhor dele.
Em suma, não é apenas um jogo. É um lugar onde muitas pessoas têm o poder de mudar minha vida, ou pelo menos melhorar meu dia, e eu também posso mudar a vida de alguém. Você não tem ideia de como fiquei feliz quando alguém me deu uma Boots of Haste no primeiro dia em que voltei, não por causa da BoH. É apenas um item virtual. Foi pelo significado. Tudo o que vi naquela BoH foi cada suor que coloquei no passado para obter minha primeira BoH e como esta comunidade está unida.
Para a maioria de nós, foi o ano mais difícil. Mas onde estaríamos se não houvesse essa comunidade, nos fazendo esquecer o quão caótico é o mundo lá fora por um segundo?
Sim, podemos guerrear. Sim, podemos lutar. Mas todos nós temos algo em comum: adoramos esse jogo, e isso é tudo de que precisamos, não é?
2020. Não é mais só nostalgia, mas o presente. O jogo que une as pessoas, mesmo que aparentemente não haja nada que possa uni-las.
Como um simples orc pode ser uma experiência tão incrível
Uma história de Gaspar Dorag!
Era tarde da noite e eu já tinha upado um level naquele dia.
Para relaxar, eu estava no depot de Thais lendo alguns livros que encontrei pelo Tibia. Passando por algumas histórias e contos, lembrei-me da história sobre Sam, e como um simples orc havia roubado a sua mochila há muito tempo. Fui então falar com ele e perguntar sobre isso.
Quando mencionei sua mochila, ele ficou surpreso, mas então percebeu que eu não a tinha comigo.
Eu não poderia deixar de verificar isso. Peguei meus suprimentos e fui mais uma vez pelas terras tibianas.
Deixei a cidade de Thais pelo portão norte, montei no meu watter buffalo e o guiei para o nordeste, atravessando a loja de aventureiros de Lubo e a ponte próxima ao enorme Mount Sternum. Dali, continuei para o norte até a Dwarf Bridge. Nesta hora, velhas memórias me vieram à mente. Como era assustador fazer essa mesma viagem há muitos anos, quando comecei minhas aventuras pela primeira vez.
Quantas vezes já atravessei essa ponte, às vezes sozinho, às vezes junto com meus amigos, mas sempre em busca de aventuras.
Para encurtar a minha viagem, peguei um atalho. Um túnel que me leva para perto de Rorc Plains.
Depois de cruzar Rorc Plains, finalmente havia chegado a Ulderek’s Rock, ou, como era conhecida na minha época, Orc Fortress. Entrei na fortaleza e desci as escadas para evitar mais problemas, cruzei vários tipos de orcs mas não queria lutar contra nenhum deles. Depois de percorrer todo o caminho pelos túneis, subi as escadas e, para a minha surpresa, encontrei o miserável ladrão. Eu o matei e recuperei a mochila velha e usada de Sam.
Fiquei muito animado e surpreso em como, depois de todos esses anos, um simples orc ainda conseguia me deixar impressionado.
Espero ver você por aí.
Nunca foi apenas um jogo
Quando o mundo real parou diante da ameaça do vírus, o universo do Tibia se abriu novamente para mim após uma pausa de mais de 10 anos. Esse reencontro me salvou do abismo do isolamento social e trouxe um entretenimento emocionante para dentro da minha casa.
A opção foi começar do zero, para viver, mais uma vez, uma imersão total em todas as experiências. Com um grande número de novos desafios.
Dos primeiros minotauros decapitados em Dawnport às flechas recentemente disparadas no peito do Primeiro Dragão.
Cacei borboletas para a Explorer Society, trabalhei para o sr. Grizzly Adams, salvei a vida de uma comunidade de macacos, estive nas mãos da inquisição e sobrevivi à Mortal Kombat. Eu andei pelas ilhas mais frias e também fui para a Pits of Inferno.
Entrei para a Thieves’ Guild (minha mãe não pode saber), para a Brotherhood of Bones, fiz um serviço secreto para a CBG e me juntei ao lado verde na guerra dos gênios da lâmpada.
Um dia, me escondi dentro de uma caixa para enganar os guardas. Ainda sinto dores nas costas quando me lembro disso.
E até comecei a andar em cima de uma mão! É maravilhoso!
Também me tornei um mestre da cozinha como na vida real, se assim posso dizer.
Durante essa jornada, comecei a usar o meu próprio nome no personagem, algo que desejava desde que comecei a jogar, em 2002, em Libera. Isso também foi muito legal.
Por meses, morei com um amigo generoso que me deu uma cama em sua residência em Thais. Recentemente, aluguei a minha própria casa, também em Thais, e a decorei do meu jeito. Ficou linda. Todos deveriam dar uma olhada.
Parece apenas um jogo. Mas não é. Voltei porque outros amigos haviam voltado, e o meu retorno fez com que outros amigos voltassem também. Isso fez com que todos nós recuperássemos o relacionamento que tínhamos há muito tempo.
Não há nada mais bonito do que quando o jogo vai além dos pixels e toca o coração.
Muito em breve a vacina pode nos devolver aquele mundo que tínhamos antes, mas não mudará o amor que tenho por você, Tibia.
Obrigado por estar ao meu lado durante esta quarentena. Obrigado por tudo.
– Vinicius
(sem título)
2020 começou como um ano promissor. Depois de receber uma promoção no trabalho, alcançar alguns objetivos financeiros pessoais e fazer conexões duradouras que não esquecerei tão cedo, o ano parecia ter começado bem.
Após 6 meses de pandemia e isolamento social, no entanto, comecei a me sentir gravemente deprimido. Eu ansiava por uma maneira de me conectar com as pessoas à medida que os dias começavam a parecer um disco arranhado que tocava repetidamente – nada realmente se destacava para diferenciar um dia do outro.
No início do outono, lembrei-me de um jogo que jogava de vez enquando desde a infância e que sempre me trazia muita alegria, e decidi instalar o Tibia no PC gamer que havia acabado de montar. Por sorte, vários dos meus amigos mais próximos do jogo também recomeçaram a jogar logo depois, completamente por acaso!
Por não ter falado com a maioria dessas pessoas por anos, a onda de emoções e excitação foi avassaladora, nestes tempos em que os dias haviam se tornado escuros e maçantes. Tomamos a decisão de reformar uma guilda da qual fazíamos parte muitos anos antes em nosso novo servidor, e começamos a buscar todos os contatos antigos que podíamos, querendo reunir a velha galera novamente. Depois de emitir o “bat-sinal”, por assim dizer, estabelecemos contato com mais ou menos 10 pessoas e nossa guilda recém-reformada está começando a se parecer com a de muitos anos atrás, e o processo tem sido nada menos que um balde de diversão nostálgica e bons momentos. 🙂
Nós descobrimos que alguém que nos impactou desde nossos primeiros dias no Tibia tinha falecido, e passamos uma noite mais lúcida lembrando de todas as maneiras como aquela jogadora havia nos tocado, com sua disposição de ajudar e cuidar de cada jogador em nosso servidor. Aqueles de nós que voltaram estão comprometidos em continuar seu legado de boa vontade e tentaram encontrar maneiras de melhorar a experiência de jogo para todos, sendo membros prestativos da comunidade e recebendo novos jogadores na nossa guild e em nossos corações.
Aguardo ansiosamente pelo que 2021 nos reserva!
No Comment! Be the first one.