Exaltation Forge II: Visão dos Product Managers
Antes de mais nada, para melhor entendimento, nós do TibiaLife resolvemos traduzir essa notícia em primeira pessoa, pois os Product Managers querem falar diretamente com vocês, jogadores.
Caros tibianos, nós, Product Managers do Tibia, queremos lhes trazer a sequência do primeiro artigo da nossa visão sobre a Exaltation Forge, em dezembro de 2021, no qual explicamos nossos objetivos e esperanças para o sistema. Desta vez, queremos dar uma olhada em como a forja foi usada por vocês desde o lançamento, em 11 de novembro de 2021 e seu impacto no jogo até 2 de abril de 2022.
Uso
Ao longo desses 125 dias, jogadores de todos os levels e servidores começaram a interagir com a forja, seja transformando dust em slivers e vendendo as slivers para outros jogadores ou usando o dust coletada para forjar itens mais poderosos. Agora vamos aos números reais:
Rastreamos um total impressionante de 64.235 tentativas de fusão em todos os mundos, dentre todas as classificações e todas as tiers. Houve uma tentativa bem-sucedida de criar um item de tier 7, além de 7 tentativas de criar um item de tier 6. Através de todas essas tentativas, vocês também descobriram que existe uma chance de um evento bônus acontecer. Até agora, sete tipos distintos de eventos foram acionados. Alguns deles com mais frequência, outros menos de 10 vezes. O segundo recurso da forja é a opção de transferir tiers de um item para outro. Acompanhamos 1.260 transferências no período mencionado. A maioria delas foi feita para colocar tiers em itens da Soul War. Isso está funcionando como esperávamos que funcionasse.
Além da própria forja, houve algumas mudanças que impactam todos os jogadores ao caçar: a implementação de monstros influenciados e endemoniados, bem como o feitiço Find Fiend. Estamos felizes em ver que a caça aos demônios se tornou uma forma alternativa de lucrar enquanto é, na maioria das vezes, menos exigente do que uma caça normal. Com isso dito, vocês mataram mais de meio milhão de monstros endemoniados, seja por acidente ou rastreando-os ativamente. Além disso, mais de 20 milhões de monstros influenciados foram mortos. Todo esse dust foi usado para ativar recursos de forja ou foi convertido em slivers. No total, vocês criaram 137.784 exalted cores, dos quais 91,45% foram usados na forja durante a fusão ou transferência.
Impacto
Para considerar o impacto, primeiro temos que olhar para as metas a que nos propusemos. Como dito no primeiro artigo:
“Estávamos procurando por um recurso que atraísse e beneficiasse uma ampla base de jogadores em todos os níveis nos próximos anos. Também queríamos conter a considerável inflação de ouro no Tibia introduzindo uma nova e forte goldsink (mecanismo para retirar ouro do jogo).”
O primeiro objetivo de beneficiar uma ampla base de jogadores foi alcançado do nosso ponto de vista. Entre dezenas de milhares de tentativas de fusões e milhões de monstros influenciados mortos, achamos que a maior parte da base de jogadores ativos interagiu com o sistema pelo menos de uma maneira e continuará interagindo com ele no futuro próximo.
Em relação ao segundo objetivo, de introduzir uma forte goldsink, novamente temos que verificar alguns números. Para isso, vejamos o preço de uma TibiaCoin quando negociada no mercado. A mediana em todos os mundos era de 34k no dia anterior ao lançamento da Exaltation Forge, com alguns mundos atingindo um preço de mais de 40k. 125 dias depois, esse preço caiu consideravelmente, para 25,5k, com nenhum mundo superior a 33k. Curiosamente, isso é uma queda de exatamente 25%. Estamos felizes que tenha funcionado assim e que a Exaltation Forge tenha se estabelecido como a segunda maior fonte de gastos de ouro, superando até mesmo o sistema de imbuements. Além disso, o uso da forja tende a aumentar.
Conclusão
Estamos muito satisfeitos com o impacto da forja até agora, tanto como uma ferramenta para gastar ouro quanto como uma forma de apimentar as atividades do jogo tendo que enfrentar ou procurar intencionalmente monstros influenciados e endemoniados. Continuaremos monitorando o sistema, é claro, mas neste momento ainda não temos planos concretos para mudá-lo ou expandi-lo.
Atenciosamente,
Niadus e Tusius.
No Comment! Be the first one.