Cartas Tibianas Parte II
Algum tempo atrás, a CipSoft convidou vocês a escreverem uma carta para a equipe do Tibia, fazendo uma pergunta que está em sua mente há muito tempo ou para compartilhar algo pelo qual você é apaixonado no Tibia.
Sim, vocês mais do que apenas respondeu ao pedido de cartas da CipSoft. O Auditorium estava cheio de mensagens e perguntas fantásticas para a equipe do Tibia. Para ser mais preciso, mais de 200 cartas foram enviadas. Isso indica claramente o forte interesse de vocês em aspectos específicos do jogo.
A CipSoft agradece seu envolvimento e gostaria de expressar a gratidão deles por suas contribuições.
Agora, vamos nos aprofundar nos detalhes e chegar ao âmago da questão:
Carta 1: “Tibia’s Unique Secrets: The Enigma of Misteriando”; por Vykter
Prezada Equipe do Tibia,
Como um devoto jogador de Tibia, eu me maravilho com os segredos bem-guardados que fazem do Tibia único, especialmente a enigmática dimensão de Misteriando. Escrevo para expressar minha admiração e curiosidade sobre como vocês mantêm o mistério ao longo dos anos.
Minha curiosidade é despertada por sua habilidade em frustrar vazamentos e manter a confidencialidade, mesmo quando cercados por almas inquisitivas e aqueles que buscam desvendar os segredos do nosso mundo. Como vocês, guardiões da tradição do Tibia, conseguem sustentar esse véu de discrição ao longo dos anos? Que encantamentos ou práticas vocês utilizam para garantir que esses segredos permaneçam seguramente ocultos nas sombras? Eu acredito que, enquanto desfrutam de uma refeição ao meio-dia, histórias secretas são passadas cautelosamente entre companheiros de equipe!
Quero expressar minha gratidão pelo sentimento de maravilha e exploração que os segredos de Tibia despertam, com Misteriando sendo a magia que diferenciou nosso amado reino de outros jogos por tantos anos. Aguardo ansiosamente qualquer vislumbre das técnicas arcanas que fortalecem sua preservação e a extraordinária discrição da sua sociedade.
Saudações cordiais, Vykter.
Resposta 1: Content I, “Mystery secrets”; por Lionet
Obrigado, fico feliz que você aprecie o lado mais misterioso da nossa lore!
Muitos dos mistérios que implementamos nos últimos anos foram compostos por três partes: conectar um ponto a um lugar, evento ou personagem da lore do Tibia, uma reviravolta interessante e envolvente ou um segredo premonitório e uma conclusão satisfatória para tudo isso. Alguns foram projetados e planejados para conectar vários pontos da lore e abranger conteúdo que nem mesmo existia na época da concepção. Esses mistérios em particular têm um grande senso de significado e também um impacto de jogabilidade ou até emocional – desde que sejam mantidos devidamente em segredo.
Para manter essas tramas e reviravoltas em segredo, primeiro planejamos exatamente como e quando (se possível) elas se desdobrariam. Por isso, muitas vezes fornecemos muitas informações de fundo internamente que os jogadores nunca veriam de fato. Alguns mistérios com um escopo muito grande foram realmente criados ao longo de anos. Isso também é uma parte muito divertida e empolgante de criar conteúdo para o Tibia, então é algo que todos nós gostamos de trabalhar e implementar.
Também cuidamos de coisas como informar colegas de trabalho sobre coisas que “nunca devem ser reveladas”. Fazemos o nosso melhor para garantir que nenhuma informação secreta seja vazada – a menos que desejemos que isso aconteça, devo acrescentar. E algumas coisas ainda não foram descobertas (o que nunca estragaríamos, é claro, nem mesmo em uma carta pessoal como esta), então sempre ficamos animados para ver um mistério finalmente sendo resolvido ou os jogadores progredindo. Em alguns casos, acompanhamos de perto o progresso dos tibianos que decifram enigmas para encontrar o momento certo para fazer algo acontecer que surpreendesse os jogadores.
O que me leva a outro ponto importante: Tibia é um mundo de jogo muito dinâmico e muitos mistérios não existiriam ou não teriam funcionado da maneira como funcionaram se não fosse por nossa comunidade de caçadores de pistas, desvendadores de charadas e amantes de mistérios. Por isso, também expresso minha gratidão a todos os solucionadores de mistérios por aí: obrigado e continuem assim!
Saudações, Lionet.
Carta 2: por Lyon Tegi
Estimados Criadores do Tibia,
Rezo para que esta carta os alcance com boa saúde e espírito. Permitam-me expressar minha sincera gratidão por dar vida a um mundo que me presenteou com horas intermináveis de aventuras.
Estou interessado em compreender a abordagem do grupo de design de conteúdo do jogo para criar novas quests e tramas. Como vocês tecem novas quests na tapeçaria da rica tradição de Tibia, incorporando NPCs existentes e suas relações em evolução com o mundo do jogo?
Além disso, permitam-me sugerir que vocês considerem documentar a rica lore do Tibia em uma série de cenas cinematográficas. Essas cenas poderiam mostrar a evolução do mundo do Tibia e seus personagens, proporcionando aos jogadores um entendimento mais profundo da lore do jogo. Isso também poderia servir como uma ótima ferramenta para atrair novos jogadores ao jogo e envolvê-los no cativante mundo do Tibia.
As cenas cinematográficas poderiam ser lançadas periodicamente, talvez coincidindo com updates ou eventos importantes do jogo, e poderiam ser acessíveis aos jogadores tanto no jogo quanto em plataformas externas como o YouTube.
Eu humildemente peço sua atenção para essas questões e aguardo ansiosamente sua resposta.
Com gratidão, Sir Lyon Tegi, irmão de Layron Tegi, nomeado cavaleiro por King Tibianus
Resposta 2: Content II, “Incorporation of new quests”; por Eudocia
Prezado Sir Lyon Tegi,
Muito obrigada pelos seus bons desejos. Estou muito feliz que nossos updates tragam tanta alegria para a sua vida e que você seja tão entusiástico sobre a lore do Tibia.
Integrar áreas ou NPCs existentes nessas histórias é realmente muito importante para nós. Isso garante que o mundo de Tibia seja consistente e orgânico, não apenas uma série de áreas e quests existindo desconectadas umas ao lado das outras.
Às vezes, temos imediatamente uma ideia de qual NPC incluir. Isso acontece porque já tínhamos planejado uma linha de quests para vários updates. Ou porque um NPC tem uma história que vem imediatamente à mente como um ponto de conexão adequado. Em outras ocasiões, fazemos uma pequena pesquisa na lore antiga para descobrir o que é mais adequado. Às vezes, encontramos uma quest ou um NPC por acaso que nos inspira a continuar a história.
Sobre as cenas cinematográficas, devo dizer que eu pessoalmente sou uma grande fã delas. Como jogadora de Magic the Gathering, sempre aguardo ansiosamente os novos vídeos cinematográficos de Magic. No entanto, não cabe a mim decidir se algo assim está planejado para o futuro do Tibia, então não posso dar informações mais detalhadas aqui. Mas, se isso acontecer algum dia, eu certamente ficaria empolgada com a ideia.
Atenciosamente, Eudocia.
Carta 3: por Ozud
Arrr, Poderosa Tripulação do Tibia!
Como um pirata tibiano audacioso, minha curiosidade foi despertada sobre se vocês, bravos marinheiros por trás deste grande mar, também navegam pelos mares do Tibia. Arr, ficaria nas nuvens ao ouvir qualquer conto alegre de vossas aventuras no Tibia, o próprio mundo que esculpistes com vossas habilidosas mãos!
Agora, meus companheiros, eu me pergunto: alguma vez navegaram juntos no jogo, talvez disfarçados de simples marujos? Será possível que já fizeram parte da minha tripulação e já enfrentamos Tentugly juntos, sem que eu soubesse? A ideia de estar ombro a ombro com os arquitetos deste mundo em um combate feroz me dá arrepios!
Seria uma honra ouvir seus contos de camaradagem, viagens perigosas e encontros inesperados nos altos mares do Tibia. Seria um dia esplêndido descobrir que a equipe do Tibia navega entre nós, compartilhando da empolgação deste mundo encantador.
Ventos justos e navegação tranquila, Ozud.
Resposta 3: PM “Do you play Tibia incognito?”; por Bolfrim
Caro Ozud,
Sua mensagem entusiasmada certamente nos traz um sorriso ao rosto! Agradecemos seu interesse em saber se nós, a equipe por trás do Tibia, estamos navegando pelas águas desafiadoras deste mundo fantástico.
Como parte da Tripulação do Tibia, alguns de nós embarcam em jornadas secretas de tempos em tempos no próprio mundo que ajudamos a moldar, jogando incógnito ao lado de nossos jogadores. A ideia de um membro da equipe possivelmente fazer parte de sua tripulação, enfrentando corajosamente Tentugly ao seu lado, é tão emocionante para nós quanto para você. E é completamente possível!
No entanto, é importante mencionar que nossas aventuras no Tibia talvez não sejam tão frequentes ou extensas quanto as dos nossos dedicados jogadores. O desenvolvimento do jogo é complexo e consome tempo, então não podemos investir tantas horas no jogo quanto gostaríamos ou tanto quanto nossos jogadores fazem. Ainda assim, isso torna nossas experiências compartilhadas e aventuras no jogo mais emocionantes e memoráveis!
Nós apreciamos profundamente a camaradagem, as jornadas inesperadas e os encontros no Tibia. É um lembrete do mundo vibrante e dinâmico que ajudamos a criar, e nos inspira a continuar aprimorando e evoluindo o jogo para jogadores como você.
Que você sempre tenha ventos justos e mares tranquilos em suas jornadas no Tibia.
Atenciosamente, Bolfrim (obviamente não um pirata), Lead Product Manager
Carta 4: por Kralan
“Exevo Cimex”
Coça a cabeça.
“Bem… isso não é o que eu queria. Nojento. Embora, pelo menos fez algo diferente desta vez. Progresso!”
Rabisca notas furiosamente.
“Adori Cimex Mort”
Os olhos se abrem em êxtase.
“Eureka! Finalmente descobri!”
Prezada Equipe do Tibia,
Trabalhar em um jogo é como trabalhar em um novo feitiço mágico. Você pode ter uma imagem em mente de como deveria funcionar, mas nem sempre tem as palavras certas para fazê-lo acontecer. Às vezes, é apenas uma questão de experimentação. Outras vezes, você acorda na manhã seguinte com uma clareza inexplicável. Infelizmente, em outras ocasiões, o problema pode ser tão persistente que você decide deixá-lo para o futuro incerto.
Uma pergunta para a equipe de programação: qual foi o momento ‘Eureka’ mais memorável para vocês? Contem-nos uma história sobre uma descoberta que os ajudou a superar um problema irritante. Talvez haja um ótimo conteúdo que possamos desfrutar hoje graças a essa revelação.
Aguardo ansiosamente para ouvir sobre suas proezas heroicas, um druida que odeia bugs, Kralan
Resposta 4: Programmer “Eureka moments”; por Xolurr
Olá, Kralan,
Para mim, o trabalho mais significativo que fiz foi nas action bars. Quando o cliente “novo” foi lançado, ele não tinha action bars, o que é difícil de acreditar agora, já que elas me parecem tão naturais. Sabíamos pelo Cliente Flash que elas eram um recurso muito útil, e os jogadores pediram por elas, então as adicionamos quando foi possível.
O fato de ter sido a primeira grande funcionalidade que implementei sozinho tornou-a memorável. Tínhamos um bom ponto de partida ao olhar para o Cliente Flash, mas não havia referência do cliente antigo. Tivemos que decidir onde colocá-las, como estilizá-las e lidar com todos os outros pequenos detalhes. A localização pode parecer trivial à primeira vista, mas a área visível do Tibia é bem limitada, e não tínhamos intenção de torná-la ainda menor. Nos inspiramos no Cliente Flash e em muitos outros jogos e decidimos colocá-las entre o chat e a janela do jogo. Sabíamos que isso reduziria o tamanho da janela do jogo, mas estávamos confiantes de que valeria a pena.
Enfrentei todas as tarefas a seu tempo, incluindo exibir os botões, torná-los roláveis e bloqueáveis, criando diferentes versões para magias, texto e equipamentos e projetando diálogos de configuração para cada versão. Além disso, tornei possível atribuir atalhos, mostrar os tempos de recarga, adicionar novas opções de configuração aos diálogos de opções, tornar os botões arrastáveis e permitir o arrastar de equipamentos e magias para a action bar. Tive que encontrar soluções para todos esses aspectos.
Quando finalmente ficou pronto e recebi o feedback de vocês, jogadores, fiquei realmente satisfeito com meu trabalho, e espero que tenha tornado suas vidas e a de todos os jogadores um pouco mais fáceis.
Saudações, Xolurr
Carta 5: por Arcai
Prezada Equipe do Tibia,
Agradeço por criarem uma plataforma que nos reuniu a todos hoje e nos proporcionou horas intermináveis de jogabilidade. Vocês parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito de diversão, desafio, oportunidade e conquistas para nos manter voltando. Há um ditado entre os jogadores: “Ninguém abandona o Tibia.”
Uma das coisas que mais aprecio são as integrações sociais no jogo. Então, eu adoraria perguntar, com base em sua vasta experiência com os jogadores ao longo dos anos, qual foi a coisa mais memorável/surpreendente que um jogador já fez, e qual foi a reação/resposta da equipe? Por exemplo, poderiam ser comentários feitos, mistérios solucionados, bugs descobertos, interações sociais no jogo, atos de bondade, entre outros.
Nos vemos no jogo.
Sempre grato, Arcai
Resposta 5: Content III “Most memorable things players did”; por Lionet
Caro Arcai,
Agradeço o seu apoio ao longo dos anos e estou ansioso por muitas outras surpresas e experiências junto com a comunidade do Tibia.
Quanto às coisas surpreendentes e memoráveis que os jogadores fizeram, há muitas para listar todas. No entanto, tenho memórias muito boas dos momentos em que os jogadores se reuniram para explorar e descobrir alguns dos segredos ocultos, mistérios e quebra-cabeças que criamos. Como designer, é sempre divertido ver os jogadores experimentarem o conteúdo, mas em termos de mistérios, os esforços da comunidade do Tibia vão muito além disso. Já houve pessoas que criaram tópicos separados, salas de bate-papo e até mesmo sites dedicados a resolver alguns dos enigmas complexos do Tibia. Em relação ao mistério de Planestrider, as pessoas tiveram discussões abertas ao longo dos anos sobre o que a lore poderia significar, se havia alguma pista não descoberta e teorias do que poderia ser.
Na verdade, acompanhamos muitas dessas discussões e, em alguns casos, estávamos trabalhando diretamente no mistério paralelamente aos desenvolvimentos da comunidade. Sempre tivemos um objetivo claro de sinalizar becos sem saída ou possíveis equívocos. No entanto, algumas das teorias e experimentos dos fãs realmente alimentaram nossa paixão para torná-lo ainda melhor, mais divertido e também mais misterioso. É uma linha tênue a percorrer se você deseja que algo seja sombrio, mas ao mesmo tempo bastante solucionável.
E continuamos a fazer isso até hoje, não apenas em termos de mistérios, aliás, mas especialmente nesse aspecto. Portanto, esses momentos foram definitivamente uma surpresa e também tiveram um impacto em nós como desenvolvedores, bem como no desenvolvimento do Tibia em si.
Atenciosamente, Lionet
Carta 6: por Im Leton
Caro porteiro,
Leton sonhava em visitar a empresa que criou seu jogo favorito. Ele decidiu tentar a sorte e bateu na porta da CipSoft para ver se conseguia dar uma espiada nos bastidores do jogo.
Ao chegar, Leton foi recebido por um porteiro muito sério e imponente que o analisou dos pés à cabeça antes de perguntar o que ele queria. Leton estava nervoso, mas sabia que precisava agir rápido. Ele se lembrou de um feitiço mágico que aprendeu em Tibia chamado “Ilusão de Criatura”.
Sem perder tempo, Leton recitou as palavras mágicas e, para a surpresa do porteiro, se transformou em um pequeno dragão com asas e tudo! O porteiro ficou pasmo enquanto o pequeno dragão voava ao seu redor, rindo e brincando. Com um sorriso no rosto, o porteiro finalmente permitiu que Leton entrasse na CipSoft.
Com esta pequena história, eu gostaria de perguntar como vocês lidam com os visitantes apaixonados pelo Tibia?
Im Leton.
Resposta 6: PM II “How do you deal with visitors?”; por Bolfrim
Caro Im Leton,
Agradecemos pela sua história imaginativa e pelo seu entusiasmo por Tibia. É adorável ouvir de fãs apaixonados pelo mundo do jogo que criamos.
No entanto, não permitimos visitantes em nosso escritório. Nossa prioridade é manter um ambiente de trabalho focado para nossa equipe continuar desenvolvendo e aprimorando os jogos que nossos jogadores desfrutam.
Embora não possamos receber visitas presenciais, incentivamos você a se envolver conosco e com a comunidade por meio de nossos fóruns, plataformas sociais ou eventos no jogo. E nossos testes públicos para grandes updates do jogo são uma ótima oportunidade para conversar diretamente com alguns dos desenvolvedores, seja no Test Server ou no fórum do Test Server.
Para um breve vislumbre por trás da cortina mágica, também gostaria de recomendar nosso vídeo “Thank you for 25 Years” no nosso canal do YouTube.
Agradecemos pelo seu entusiasmo pelo Tibia, e estamos comprometidos a fornecer a vocês mais conteúdo emocionante, recursos e experiências no futuro.
Atenciosamente, Bolfrim, Lead Product Manager
Carta 7: “Dragons”; por Tayliz
Caros amantes de dragões da equipe do Tibia,
Em outros jogos de RPG e histórias, demônios e dragões têm papéis importantes como vilões principais ou como criaturas poderosas, geralmente em conflito entre si. Esse fato eleva os dragões como seres poderosos. No entanto, no Tibia, com algumas exceções, os dragões são inimigos fracos que parecem ser nada mais do que animais de estimação para os demônios, perdendo toda a sua relevância na história do jogo.
Então, a minha primeira pergunta é: como a equipe do Tibia se sente em relação aos dragões do Tibia no momento? Não precisa ser uma resposta técnica, e sim uma mais sentimental. Além disso, a minha segunda pergunta é: vocês ficariam animados em adicionar um update do jogo que concentre-se principalmente em dragões? Imagine uma ilha repleta de novos tipos de dragões, governada por um conselho de dragões sábios e um conjunto completamente novo de itens de dragões, mas principalmente um update que traga relevância e história para nossos queridos amigos escamosos. As possibilidades são infinitas e isso é empolgante.
Agradeço sua atenção e espero que a equipe do Tibia compartilhe meu amor por dragões também.
DRAGÕES IRÃO GOVERNAR O MUNDO… eles podem, por favor?
Atenciosamente, Tayliz
Resposta 7: Content IV “More power to dragons”; por Knightmare
Olá, Tayliz,
De fato, dragões são um tema cativante e de grande importância, especialmente no Tibia, com sua história e origens. É verdade que a gênese do Tibia retrata os dragões como seres imensamente poderosos que desempenharam um papel significativo. No entanto, muitos encontros com dragões no mundo do Tibia já não correspondem à sua descrição como criaturas verdadeiramente poderosas.
Dragões foram adicionados ao rol de monstros de Tibia muito cedo. Embora tenham sido inimigos temíveis naquela época, hoje em dia são considerados inimigos bem fracos. Pode parecer que os dragões perderam sua relevância ao longo do tempo, especialmente em comparação com criaturas mais novas que os superam em força e ferocidade. Permita-me garantir que a equipe de Tibia reconhece a importância dos dragões.
Então, deixe nossa imaginação voar por um momento: você consegue imaginar a emoção de encontrar uma nova espécie de dragão (antiga no contexto da lore) no jogo em algum momento inesperado do futuro? Acompanhada de itens incríveis com temática de dragão e uma narrativa que fornece o pano de fundo e a importância que nossos queridos amigos escamosos merecem. As possibilidades são infinitas.
Os dragões definitivamente não foram esquecidos ou negligenciados pela equipe e nunca serão. Você pode se perguntar quando embarcaremos em tal aventura no futuro. Bem, posso dizer que estamos sempre abertos a explorar novas ideias e expansões, especialmente porque ainda há muito potencial para novos e mais poderosos tipos de dragões. No momento em que escrevo esta carta, estamos trabalhando em Rotten Blood, um novo update de alto risco/alta recompensa que apresentará bosses dragões extremamente perigosos e corrompidos.
Em conclusão, dragões continuam sendo uma parte integral do Tibia. Embora possam não estar em destaque no momento, eles sempre são referenciados e presentes no mundo. É bem possível que dragões mais poderosos apareçam no Tibia em algum momento no futuro. No entanto, como em tudo na vida, seu tempo como seres proeminentes eventualmente passará, e um novo ciclo começará.
Agradecemos seu amor por dragões, e tenha certeza de que sua paixão é compartilhada. Que os dragões continuem cativando nossos corações e imaginação!
Saudações tibianas, Knightmare
Carta 8: “Tibian Letter”; por Fester Adams
Saudações à Equipe de Conteúdo,
Desde os tempos mais antigos no Tibia, os primeiros seres já se comunicavam de alguma forma. Há relatos de muitas demonstrações em línguas conhecidas e outras ainda desconhecidas. Existem expressões gritadas por criaturas em seus rituais de invocação. Orcs, anões, elfos, ciclopes, humanos, deeplings, demônios, bonelords deixaram seu legado. Transcritos em livros estão seus trechos ao longo da história do Tibia. Toda a sabedoria daqueles que se dedicaram a se comunicar, explorar as ciências e manipular seu poder. Então, diante de tudo o que muitos conquistaram em diferentes tempos e lugares entre seus povos, surge a pergunta: será possível que um linguista no Tibia possa decifrar e traduzir para o entendimento humano o que cada raça fala em sua língua sobre seu tempo e descobertas? E qual é a língua mais antiga registrada?
Minhas cordiais saudações, Fester Adams
Resposta 8: Content V “Tibian languages”; por Knightmare
Caro Fester Adams,
Obrigado pela sua intrigante pergunta sobre as línguas do Tibia. Fico sempre contente quando as pessoas mergulham tão profundamente na história como você fez.
A linguagem e a comunicação sempre desempenharam um papel vital na rica história do Tibia e sua diversidade linguística. Sendo um reino de civilizações antigas e seres místicos, o Tibia testemunhou inúmeras formas de comunicação ao longo de sua história. Desde os gritos e rituais de invocação de criaturas até os trechos escritos em livros, cada raça deixou para trás um legado linguístico que fala de seu tempo, descobertas e sabedoria.
Decifrar e traduzir as línguas do Tibia representa um desafio significativo. Não apenas havia línguas faladas, sem escrita, mas também existem conceitos e meios de comunicação que vão além da compreensão humana, tornando as tentativas de tradução incrivelmente difíceis, senão impossíveis. Algumas raças até mesmo armazenaram seu conhecimento em cristais telepáticos ou artefatos similares. No entanto, os meios de acessar e interpretar esses pensamentos armazenados permanecem um mistério para nós.
Determinar a língua mais antiga registrada no Tibia apresenta outra dificuldade. O alcance dos pesquisadores tibianos é limitado e, sem referências específicas em textos que possam ser atribuídas a eventos certos, torna-se difícil rastrear as origens das diferentes línguas. Além disso, a escassez de textos antigos disponíveis complica ainda mais a tarefa. À medida que os pesquisadores buscam o prestígio de decifrar a “língua mais antiga conhecida”, a desinformação e as reivindicações concorrentes podem obscurecer ainda mais o assunto.
Considerando esses desafios, suas próprias especulações e pesquisas são tão válidas quanto as afirmações feitas pela maioria dos linguistas tibianos. De fato, dada a falta de uma linha do tempo oficial das línguas, você é encorajado a usar as pistas encontradas em diferentes textos para criar suas próprias interpretações e teorias, se isso o alegra e entretém.
De uma perspectiva de desenvolvedor, devo dizer que não sou muito amigo de absolutos. Se eu lhe dissesse agora qual é a língua mais antiga e mais tarde uma contradição surgisse, isso não teria servido a nenhum propósito real, mas teria limitado nossa criatividade e imaginação.
Ainda assim, as línguas do Tibia e seu estudo continuam a se desdobrar com novas descobertas e interpretações. Encorajo você a aprofundar-se ainda mais nesse fascinante mundo da exploração linguística.
Que as línguas do Tibia sempre sejam fonte de admiração e intriga!
Saudações tibianas, Knightmare
Carta 9: por Tio Kiinho
Olá, equipe de design de conteúdo do jogo, como vocês estão?
Na minha infância, eu sempre gostava de bagunçar pela casa e costumava subir nas cadeiras, ficando de pé, para ser mais alto do que o normal e me imaginar como adulto (lol). No entanto, sempre levava broncas da minha mãe, e isso não é mais um hábito meu. Depois que conheci o Tibia, uma das coisas que me fez lembrar a minha infância foi poder andar sobre as cadeiras dentro do jogo e, desde então, venho me perguntando por que não podemos sentar nas cadeiras? Os desenvolvedores já consideraram isso? Aprecio o trabalho e a dedicação para com esse jogo tão amado, e espero que possam esclarecer essa dúvida.
Com carinho, Tio Kiinho
Resposta 9: PM III “Sitting”; por Niadus
Querido Tio Kiinho,
Quando eu era mais novo, eu não tentava ser mais alto ao subir nas cadeiras, no entanto, eu tentava não tocar o chão, pois obviamente era lava. Andar nas cadeiras era uma forma de ir do ponto A ao ponto B. Desde então, aprendi a sentar. Dar às cadeiras seu uso pretendido no Tibia, no entanto, é um desafio completamente diferente. Embora eu não possa lhe dizer por que sentar não foi considerado quando o desenvolvimento do Tibia começou, posso falar sobre nossa posição atual a respeito:
Seria legal ter isso no jogo, mas é uma empreitada enorme e requer muito trabalho de nossos artistas. Cada traje precisaria de um sprite único, tanto para a versão masculina quanto para a feminina, que funcionasse bem em todas as direções e em todos os tipos de assentos e com cada addon.
No momento, preferimos usar todo esse tempo e trabalho para criar ambientes, monstros e itens novos e empolgantes.
Saudações, Niadus, Product Manager
Carta 10: por Sir Isac Santana
Caro Designer de Conteúdo de Jogo,
Jogo Tibia há 15 anos. Quando comecei, era um adolescente, hoje sou casado e tenho uma filha. O tempo passa rápido.
Naquela época, muitos jogadores não tinham computadores em casa, como eu, então íamos para a Lan House e lá conhecíamos os tibianos. Os outros que nos viam jogando aquele jogo com gráficos que não eram 3D, sem o personagem fazendo movimentos para lançar magias, nos chamavam de loucos. Mas mal sabiam eles que esse jogo nos prendia com mistérios, missões desafiadoras, monstros e bosses, coisas que seus jogos não tinham. Imagine só morrer e perder tudo, não acredito que eles durariam um dia no Tibia. Qual é o segredo por trás de todos esses anos de conteúdo? Como é sua preparação para cada update?
Obrigado por todos esses anos, vocês fazem parte da minha vida. Aqui dentro, tenho muitas histórias para contar, sem mencionar amizades.
Atenciosamente, Sir Isac Santana.
Você sai do Tibia, mas o Tibia não sai de você.
Resposta 10: Content VI “Update preparation”; por Eudocia
Caro Sir Isac Santana,
É ótimo saber que você joga Tibia há tanto tempo! Como projetamos updates, adicionamos novas histórias e áreas é definitivamente uma pergunta empolgante. Sempre que começamos, é um desafio, porque o Tibia é tão incrivelmente grande e abrangente.
Basicamente, existem duas formas. Às vezes, começa com um olhar mais atento para o Tibia: o que já temos no jogo? E, o mais importante, o que ainda não temos? Às vezes, descobrimos que ainda não temos elementos clássicos de fantasia, como ogros ou fadas, no jogo. No entanto, às vezes conscientemente optamos por fazer algo menos clássico, mas muito especificamente do Tibia. Em outros casos, dizemos: esta é uma história que queremos retomar há algum tempo, como Galthen ou Grimvale.
Muitas vezes, já temos uma ideia de como continuar, porque criamos muitas histórias de maneira a querer expandi-las. Uma vez escolhido um tema, decidimos onde a nova área deve ser e pensamos no pano de fundo e na lore. Nessa fase de concepção, trabalhamos em estreita colaboração com a equipe de gráficos, que, por sua vez, contribui com mais ideias por meio de seus designs. Uma vez que todos os gráficos estão prontos, o mapa da nova área começa a crescer. Às vezes depois, às vezes em paralelo, desenvolvemos a questline a partir do pano de fundo e lore já projetados.
Obrigado por sua pergunta e os melhores desejos para você e sua família!
Atenciosamente, Eudocia
Carta 11: por Ice Mind
Prezados Programadores do Tibia,
Dirijo-me a vocês com um coração pesado, afligido por uma curiosidade inquietante. Como um aventureiro experiente, percorri as terras do Tibia, enfrentando grandes desafios e inimigos temíveis. No entanto, um enigma me aflige – posso verdadeiramente mudar meu destino e adquirir o loot que busco?
Parece que meu destino será marcado para sempre pela desventura de meu golpe de espada. Desejo o loot, mas minha vitória foi alcançada apenas por meio da batalha – com a morte do monstro e minha sobrevivência.
Inúmeras horas foram gastas combatendo criaturas na esperança de adquirir um loot valioso, mas o loot permanece intangível. Ele é predefinido no momento da criação da criatura ou é determinado por outro fator, como o momento de sua morte ou o jogador que a derrotou?
Compreendo que os meandros internos do Tibia estão envoltos em mistério, mas imploro que vocês esclareçam esta questão, para acalmar minha mente inquieta. Humildemente, suplico que compartilhem sua sabedoria comigo e ponham fim a esta curiosidade perturbadora que me aflige.
Aguardo sua resposta com fervor e ofereço minha sincera gratidão.
Respeitosamente, Ice Mind
Resposta 11: Programmer II “Loot creation”; por Xolurr
Olá, Ice Mind,
A resposta muito curta para sua pergunta é sim. O loot que um inimigo dropa é gerado de mais de uma maneira:
Em casos simples, o loot é gerado junto com o monstro. Partes dinâmicas desse loot, que estão vinculadas ao server save (por exemplo, se a criatura está boostada), também são criadas imediatamente.
Todos os outros aspectos dinâmicos do loot, como seu bônus de prey, o estado de uma questline que você está fazendo ou a composição do seu grupo, são determinados quando o monstro morre. É apenas nesse momento que o jogo pode ver todas as variáveis que influenciam seu loot. O loot gerado dinamicamente será então adicionado ao cadáver do monstro.
Usamos um gerador de números aleatórios bem estabelecido para rolar as chances de loot. Tal gerador sempre produzirá a mesma sequência de números se começar com a mesma probabilidade. Cada servidor tem sua própria probabilidade aleatória. Além disso, usamos o mesmo gerador de números aleatórios em todo o jogo, não apenas para loot. Como resultado, não há absolutamente nenhuma chance de predeterminar o próximo número a ser gerado para uma rolagem de loot.
Espero que isso esclareça por que ninguém pode subornar os deuses do loot. No entanto, isso não deve impedi-lo de tentar – talvez haja um deus poderoso o suficiente para influenciar seu loot, afinal!
Saudações, Xolurr, em nome dos programadores do Tibia
Carta 12: por Veckina
Esta pergunta é direcionada aos Programadores.
Caros Programadores do Tibia,
Preciso escrever para dizer o quanto admiro suas habilidades de programação. Quero dizer, o Tibia é tão viciante que tenho que colocar um alarme só para lembrar de almoçar, procurar por um boss específico e fazer as tarefas domésticas.
É óbvio que vocês têm dedicado muito trabalho árduo e dedicação a este jogo. Não consigo imaginar a quantidade de café, pizza e energéticos que devem ter consumido durante essas longas sessões de codificação.
Gostaria de fazer duas perguntas:
- Quais foram os principais desafios técnicos na transição do antigo cliente do Tibia (ou do cliente Flash) para o atual, e como vocês os superaram?
- Com o atual cliente do Tibia sendo usado há vários anos, quais são algumas informações interessantes ou lições aprendidas com o seu desenvolvimento e manutenção que vocês poderiam compartilhar com a comunidade?
Gostaria de agradecer pelas muitas noites sem dormir e pelas olheiras permanentes embaixo dos meus olhos. Seu jogo me manteve entretido por horas a fio. Que suas habilidades de codificação permaneçam afiadas como a lâmina da espada de um cavaleiro!
Sinceramente, Veckina
Resposta 12: Programmer III “Programming challenges Tiba client”; por Xolurr
Saudações, Veckina,
Eu mesmo fiz parte da equipe que começou a desenvolver o cliente atual. A parte mais desafiadora foi criar a melhor cópia possível do visual e da sensação(!) do antigo cliente, mas em um código novo e mais flexível. Passamos muitas horas tentando entender os comportamentos exatos do antigo cliente. O código existente nem sempre correspondia aos documentos de design do jogo ou às especificações iniciais das funcionalidades. Como o código é a única verdade em casos de dúvida, ele sobrepujou a documentação, e então soubemos o que precisávamos fazer.
Em alguns casos, ainda precisamos de várias tentativas para acertar. O movimento do personagem, em particular, foi um grande desafio. Vocês, nossos jogadores, nos forneceram explicações muito detalhadas do que e como esperavam que fosse com base em suas preferências e experiências com o antigo cliente. Depois de algumas iterações, finalmente criamos algo que a maioria dos jogadores relatou como sendo próximo o suficiente do comportamento antigo, então finalizamos nesse estado, mas estava longe do que o código de movimento ideal parece. Afinal, estamos falando de um jogo que, naquela época, tinha mais de 15 anos.
Do meu ponto de vista, um dos aliados mais fortes do nosso lado durante o desenvolvimento foi a nossa abordagem TDD, de desenvolvimento orientado por testes. Cada detalhe que extraímos foi fixado em um teste unitário. Isso não apenas documentou o comportamento pretendido, mas também garantiu que mudanças posteriores não alterariam esse comportamento. Até hoje, quase todas as atualizações do Tibia adicionam novos testes unitários à nossa coleção.
Outra parte importante foi o feedback fornecido pelos nossos testadores, colegas e, é claro, por muitos tibianos diligentes.
Quanto à sua segunda pergunta, não há aspecto do jogo, mesmo que pequeno, para o qual não valha a pena escrever um teste. Quando você pode escrever um teste que replica o erro que foi relatado e então corrigi-lo, pode ter certeza de que esse erro não ocorrerá novamente. Além disso, manter a complexidade do código baixa e refatorá-lo para reduzi-la ainda mais é importante.
Outro desafio é usar componentes de terceiros, sejam eles de código aberto, de uso gratuito ou pagos. Sempre pode haver um ponto em que um projeto decide mudar algo que quebra as coisas em termos de programação, e precisamos encontrar uma solução. A intenção aqui não é culpar as boas pessoas e empresas que fornecem esses componentes de terceiros do cliente; é apenas a realidade com a qual lidamos.
Há muitos outros aspectos interessantes para falar, mas deixarei essas histórias para futuras cartas.
Saudações, Xolurr
Carta 13: por Smoked
Caros membros da Equipe do Tibia,
Meu nome é Smoked, mas vocês podem me chamar de Smoke ou Dragon. Venho aqui vindo da vossa terra mais antiga, chamada Antica. Percorri todo tipo de lugares que vocês não podem imaginar, abati um número enorme de monstros que queriam me apagar deste mundo (eles conseguiram há muito tempo atrás), mas desta vez estou de volta e vim aqui para fazer esta pergunta específica.
Estou curioso para saber se vocês planejam fortalecer os bosses antigos do Tibia. Eles já não são mais um desafio para os heróis tibianos. Na época, para cada boss, era necessário reunir o mundo inteiro para derrotá-los. Gostaria que pudéssemos ver isso acontecendo novamente. Isso traria de volta a sensação de RPG.
Desde já, agradeço por responderem, não há estilo como este estilo.
Atenciosamente, Smoked
Resposta 13: PM IV “Old bosses”; por Niadus
Prezado Smoked,
Já houve muitas discussões sobre esse assunto. Como você pode imaginar, ainda não houve nenhuma conclusão. No cerne da questão, há dois aspectos opostos a serem considerados:
Por um lado, uma luta desafiadora e única contra um inimigo épico é gratificante. É algo que nos esforçamos para criar com novos bosses e com certeza adoraríamos ter também para os bosses mais antigos.
Por outro lado, muitos desses bosses antigos são parte fundamental da essência do Tibia. Eles são famosos e alguns até únicos devido à sua natureza. Em vez de simplesmente modificar os bosses clássicos, preferimos abordagens como Morshabaal ou Ferumbras’ Ascendant, nas quais construímos sobre a lore existente para criar bosses mais desafiadores e difíceis.
Por enquanto, infelizmente, não posso lhe fornecer mais informações do que: provavelmente eles permanecerão assim por um longo tempo, embora eu esteja procurando maneiras elegantes de ajustá-los.
Saudações, Niadus, Product Manager
Carta 14: “Love”; por Zirg
Para a nossa Dedicada Equipe na Cipsoft;
Escrevo esta carta como um habitante de 20 anos em nossa sempre expansiva terra. Tive o privilégio de testemunhar este mundo se transformar e expandir diante dos meus olhos. Minha nossa, que jornada estranha e emocionante tem sido!
Meu coração parece ligado a este reino por correntes etéreas de amor… e não tenho desejo de rompê-las. Muitas vezes, sonho acordado com os meus dias como um jovem menino tibiano. Admirando a lendária Spike Sword de Rookgaard… Ou indo às missas na Igreja de Thais. Todos testemunhando cerimônias de casamento magnificamente decoradas. Presentes oferecidos aos recém-casados por amigos, familiares e vizinhos…
Ahhh… as lembranças…
Ahem, então!
Embora nossas tradições e culturas possam mudar, o amor dos tibianos por este mundo não mudou! E nunca vacilará!
Assim, pergunto-vos agora, como meus COMPANHEIROS TIBIANOS…
O que VOCÊS mais prezam? Talvez o item favorito que fizeram, uma piada escondida? Talvez um NPC que mereça algum destaque.
O que fez VOCÊS se APAIXONAREM pelo Tibia?
Embora minha pergunta possa parecer simples, aguardo ansiosamente suas respostas!
‘Futchi Humaks’, Zirg, ‘Historiador de Wizera’
Resposta 14: Content VII “What do you hold most dear in Tibia?”; por Eudocia
Caro Zirg,
Essa é uma pergunta muito empolgante. Você está certo: o que torna nossas experiências de jogo tão únicas são as memórias que associamos a elas.
E isso não é verdade apenas para jogar, mas também para o processo de criação de um mundo de jogo. Nós colocamos nosso coração e alma nisso, e assim há muitas, muitas coisas sobre o Tibia que significam muito para mim. Mas, se eu tiver que escolher algo em particular (e essa não é uma tarefa fácil!), dois NPCs me vêm à mente que são particularmente importantes para mim.
Um deles é Georgia Rainbird, a cientista cega em Glooth Factory sob Rathleton. Ela foi um dos meus primeiros NPCs e também escrevi um pouco do histórico dela fora do jogo para expandir sua história. Se você se lembra do artigo em destaque “Me and my friends” no site oficial, você sabe do que estou falando.
O outro é Alyxo, que administra o Seaside Theatre, em Issavi. Uma medusa amante da arte com um teatro ao ar livre na ensolarada costa de Kilmaresh… Foi uma ideia espontânea na época, e eu me apaixonei tanto por ela que tive que dar vida a Alyxo. Eu até a fiz aparecer uma vez na campanha do meu grupo de RPG privado.
Atenciosamente, Eudocia
Carta 15: por Lee kun
Prezada Equipe de Conteúdo,
Venho a vocês discutir um assunto de extrema importância e buscar ajuda para resolver uma disputa que tenho com um amigo há tanto tempo quanto nos conhecemos.
Por muito tempo, os tibianos têm feito uma pergunta: qual é a forma do nosso mundo? Eu acredito que o mundo do Tibia é redondo, e a razão pela qual normalmente não nos movemos ao seu redor é simplesmente porque não exploramos o suficiente. Meu amigo, por outro lado, está confiante de que os tibianos vivem em uma superfície perfeitamente plana.
Nós tivemos discussões infinitas sobre esse assunto, analisando o clima, rotas de viagem, ciclos de dia e noite e até mesmo religião e adoração a Deuses relacionados a objetos celestiais. O aspecto em camadas da terra também foi considerado, mas ainda não chegamos a um consenso.
Seriam tão amáveis em nos ajudar a resolver essa disputa de uma vez por todas? Nosso mundo é uma esfera, uma superfície plana ou algo diferente?
Atenciosamente, Lee kun
Resposta 15: Content VIII “Flat or round Tibia world?”; por Knightmare
Prezado Lee kun,
Agradecemos por trazer essa questão instigante à nossa atenção. A forma do mundo do Tibia tem sido um tópico de debate entre os tibianos por um bom tempo, e sua disputa com seu amigo é um testemunho da diversidade de perspectivas dentro da nossa comunidade.
Uma noção popular é que o mundo do Tibia é redondo, semelhante a um globo. Essa crença é apoiada por uma antiga animação feita por fãs que retratava o Tibia como um globo. Naquela época, havia poucas dúvidas entre os jogadores sobre a natureza esférica do mundo.
No entanto, o mundo tibiano é complexo e multifacetado. Encontramos peculiaridades como a ausência de estações perceptíveis como o inverno, apesar de referências a ele em livros e conversas com NPCs. A existência de dois sóis também adiciona à complexidade, fornecendo uma explicação única para a duração prolongada do dia. Esses fatores contribuem para a ambiguidade em torno das características físicas do mundo.
Embora a suposição de que o mundo do Tibia seja um globo esteja alinhada com nossas percepções iniciais, é importante reconhecer que a narrativa no Tibia muitas vezes opera em um nível conceitual, em vez de aderir estritamente às leis físicas.
Então, digamos, por enquanto, que a compreensão predominante é que o mundo do Tibia é um globo, pois isso fornece uma estrutura funcional para nossas aventuras e narrativas. No entanto, vale ressaltar que, se a forma do mundo apresentar desafios narrativos ou de jogabilidade, os deuses do Tibia possuem o poder de remodelá-lo de acordo com sua vontade divina… e então novamente, os deuses podem simplesmente achatá-lo (se isso acontecer, é melhor ir a um lugar que já seja plano, apenas para ficar seguro!).
Em última análise, a forma do mundo do Tibia é um assunto que carrega tanto um senso de maravilha quanto ambiguidade, incentivando os jogadores a continuarem a explorar e apreciar a paisagem em constante evolução do nosso amado reino.
Que suas discussões com seu amigo sejam proveitosas, e que você encontre alegria em explorar as profundezas do intrigante mundo do Tibia.
Saudações tibianas, Knightmare
Carta 16: por Curious Kat
Para os meus colegas desenvolvedores,
Como um ávido jogador de Tibia em meus anos mais jovens, passei incontáveis horas explorando e socializando em suas terras. Embora meus pais possam ter se desesperado com minha dedicação ao jogo, isso despertou em mim uma curiosidade pelo desenvolvimento de software. Como vocês sabem, uma carreira em desenvolvimento pode ser intimidadora, especialmente para jovens exploradores que estão iniciando sua jornada.
Em um dia, podemos sentir que nunca alcançaremos os níveis de nossos superiores, enquanto no próximo dia podemos atingir um novo ápice em nossa carreira. Tenho certeza de que cada um de vocês já experimentou aquele sentimento eufórico de estar no topo do mundo, quando um novo recurso em que vocês estavam trabalhando finalmente toma forma pela primeira vez.
Dito isso, estou ansioso para ouvir de cada um de vocês sobre um recurso em que trabalharam e que lhes deu essa mesma sensação de estar no euforia.
Exit(); Kat
Resposta 16: Programmer IV “Top-of-world feature”; por Xolurr
Prazer, Kat,
Eu mesmo, Xolurr, acho difícil decidir entre as Action Bars, a Exaltation Forge e a Wheel of Destiny. Todas elas foram projetos muito desafiadores por diferentes motivos. No final, elas funcionaram muito bem e recebemos feedbacks na maioria positivos após o lançamento.
A maioria dos meus colegas, especialmente aqueles que trabalham aqui há algum tempo, acha difícil limitar sua escolha a um único recurso. E há alguns favoritos compartilhados por diferentes desenvolvedores. Portanto, vou lhe fornecer uma lista de recursos que trouxeram essa sensação de euforia mencionados pelos meus colegas. A lista não está em nenhuma ordem específica e não significa que não existam outros itens:
- Char Bazaar
- Som
- Novas mecânicas para áreas de caça e bosses da Soul War
- Quick Looting
- Cyclopedia, especialmente o mapa
- Sistema para “Otimizar a Estabilidade da Conexão”
Os recursos foram escolhidos por diferentes motivos: serem particularmente desafiadores, serem o primeiro grande recurso desenvolvido, receberem a melhor resposta dos jogadores, trabalho em equipe memorável e muitos outros. Você nos pediu para cada um escolher um, e nem mesmo conseguimos fazer isso, já que há muitos recursos inesquecíveis para listar.
Espero que você e todos os outros jogadores também tenham seus momentos de euforia em suas vidas diárias e desfrutem dos seus recursos favoritos do Tibia.
Saudações, Xolurr e os outros programadores do Tibia
Carta 17: “Etymological enlightenment”; por Hoxet
Grandes deuses do Tibia, por favor, concedam-me misericordiosamente a graça de sua resposta:
Eu sou um humilde cavaleiro, incansável aventureiro, e por décadas tenho me dedicado como historiador e linguista ao vasto mundo de Tibia. Meus estudos possivelmente até contribuíram para uma melhor compreensão do subsolo da Dark Cathedral ou para a tradução de alguns termos da língua 469. Dado o meu entusiasmo por tudo no Tibia, peço-lhes que iluminem minha alma a respeito de uma pergunta que há muito perturba meus sonhos: quando vocês criaram Banor e lhe ensinaram a língua das magias, qual foi sua inspiração etimológica? Seria das lendárias civilizações grega ou latina? As magias teriam uma etimologia diferente de acordo com sua função?
Atenciosamente, de vosso humilde servo; Hoxet
Resposta 17: PM IV “Linguistic background for spells”; por Niadus
Caro Hoxet,
Eu sou apenas um humilde servo dos deuses, mas recebi uma iluminação limitada. Como você sabe, cada magia consiste de várias sílabas. Essas sílabas foram, de certa forma, derivadas do latim antigo.
No entanto, elas receberam um novo significado específico que está ligado à palavra original, mas pode ultrapassar seu escopo. Ao criar novas magias, adicionamos novas sílabas apenas se um feitiço não puder ser suficientemente descrito usando apenas as existentes. Novas sílabas, no entanto, ainda são derivadas do latim.
Saudações, Niadus, Product Manager
Carta 18: por Amdurias
Saudações Humildes, Poderosos e Grandiosos Criadores,
Sendo um feiticeiro de vosso mundo, escrevo a vós com um coração pesado e uma alma cheia de desespero. A substância da minha capacidade de carregar limitada me aflige profundamente e ameaça me derrubar. Por que uma mente tão disciplinada há de ser amaldiçoada com um corpo doente e irrecuperável?
Como um feiticeiro de renome, enfrentei muitos inimigos e saí vitorioso. Mas, sobrecarregado com um físico tão debilitado, não é anormal que eu esteja impotente para carregar todos os meus suprimentos de poções, wands, runas e spellbooks.
Suplico a vós, em nome de tudo o que é místico, que me desvende esta indagação: por que me presenteastes com articulações fracas e músculos frágeis?
Ah, ter a vitalidade de um cavaleiro! Peço que me concedais a força que necessito! Pois, através de mágica nenhuma, pude conquistar essa fortitude! Não me abandone a um destino de frustração interminável e aflição!
Eis que chegamos ao fim de minhas palavras. E assim o faço com tremenda admiração e reverência por vossa criação! Minhas mais humildes gratidões!
Do tão frágil Amdurias, um feiticeiro de mente astuta, mas corpo fraco.
Resposta 18: PM V “Weak sorcerers”; por Niadus
Saudações Amdurias,
Não temas, pois não estás sozinho em teu sofrimento.
Parece que vocações de natureza mais mágica trocam parte de sua destreza física por suas afinidades elementares. Dominar essas capacidades destrutivas e restauradoras obviamente cobra um preço no tempo que podes dedicar para melhorar tua forma física.
Dito isso, ainda és capaz de mover quantidades incríveis de peso. Certamente eu não conseguiria transportar múltiplos conjuntos de armaduras.
Saudações, Niadus, Product Manager
Carta 19: por Acolyte Storm
Cara Equipe de Conteúdo,
Dada a impressionante idade do Tibia, como os novos membros da equipe se mantêm cientes das décadas de esforço e design?
Uma das maiores preocupações na comunidade de Caçadores de Mistérios é o receio de que mistérios não resolvidos sejam esquecidos pelos desenvolvedores.
Há uma série de conteúdos muito, muito antigos que muitas pessoas adorariam ver e investigar (como os ‘Itens Fabulosos de Tibia’ exibidos na PoI) que não teve qualquer interação há mais de uma década.
Novos mistérios são divertidos e empolgantes (e fico feliz que tenhamos esses), mas parece que raramente temos ‘atualizações’ sobre mistérios antigos. Isso, por sua vez, faz com que a discussão e investigação deles se tornem estagnadas, já que é difícil gerar novas ideias sem novas informações.
A equipe revisa regularmente mistérios antigos e considera expandi-los/completá-los?
Obrigado, Acolyte Storm
Resposta 19: Content IX “New member introduction to Tibian lore”; por Lionet
Caro Acolyte Storm,
O legado dos mistérios mais antigos é, de fato, algo sobre o qual discutimos e com que nos deparamos regularmente.
Muitos dos segredos mais antigos foram documentados de forma diferente do que fazemos hoje em dia. Alguns foram mantidos vagos até mesmo na documentação, outros foram explicados, mas você ainda precisa tentar ativamente coisas ou examinar o código exato por trás deles para compreender completamente seu alcance. Felizmente, muitos dos mistérios e quebra-cabeças mais antigos foram projetados como algo que pode permanecer em segundo plano ou nas mentes dos jogadores por muito tempo. Alguns acabaram existindo até mais tempo do que o previsto.
E a solução para mistérios antigos não deve ser tratada de forma leviana. Nós revisamos mistérios antigos e há uma discussão contínua sobre quando, ou se, queremos dar pistas adicionais para a solução ou conclusão deles. Quanto mais antigo for um segredo bem guardado, mais difícil pode ser lidar com ele. Não apenas para vocês, caçadores de enigmas, mas também para nós, como criadores.
Como você pode ter percebido, embora não seja naturalmente a parte principal do conteúdo que projetamos, os mistérios desempenham um papel importante no nosso desenvolvimento. E, se você realmente se preocupa com a lore como designer, nunca escreveria “qualquer coisa” apenas para poder continuar uma boa história. Tudo precisa fazer sentido e transmitir o significado original que cada segredo já teve ou ainda tem. Essa é uma das razões pelas quais alguns elementos misteriosos da lore parecem estar presos no tempo.
Há também o risco de as coisas se tornarem misteriosas mesmo que tenham sido pretendidas como parte da lore regular ou o designer quis dizer algo completamente diferente. E sim, eventualmente teremos que encontrar uma maneira de chegar a esses pontos também.
Atenciosamente, Lionet
Carta 20: por Geraldo sem Pavor
Saudações, é um prazer, nobre equipe de magos,
Eu vos saúdo com saúde e boas notícias em meio às vossas encantações.
É com humilde reverência que me aproximo de vós, pois a arte da magia sempre foi uma fonte de grande fascinação para mim. Nesse sentido, vos escrevo com grande curiosidade sobre as tecnologias empregadas na criação do vosso mais maravilhoso jogo. Tenho grande curiosidade sobre as tecnologias que sustentam vossas encantações. Também estou ansioso para saber se tivestes a oportunidade de explorar as alternativas, impulsionadas pela comunidade, às vezes de código aberto, das vossas obras que estão disponíveis no mundo, e o que pensais sobre isso.
Sou profundamente grato por vossa atenção e tempo. Adeus e que possais continuar a nos abençoar com vossa magia.
Atenciosamente, Geraldo sem Pavor
Resposta 20: Programmer V “Game technology, open source”; por Xolurr
Saudações, Geraldo sem Pavor,
Desconsiderando o site e algumas ferramentas, a tecnologia subjacente a quase todo o Tibia é o C++. O código cresceu ao longo de mais de 25 anos, então seria exagerado dizer que a base de código é do C++20. No entanto, nossos compiladores nos permitem usar recursos do C++20, que estamos felizes em utilizar.
Certamente utilizamos software de código aberto e da comunidade para o desenvolvimento sempre que o consideramos útil. Isso não deve ser uma grande surpresa, uma vez que listamos as licenças de software de terceiros necessárias no diálogo de opções do nosso Cliente. Você pode encontrá-las em Help -> Info -> Third-Party Licenses.
Como estamos usando o C++20, a Biblioteca de Modelos Padrão (STL) pode ser encontrada em todo lugar. A base para o cliente é a versátil biblioteca Qt. Boost é outra biblioteca bem estabelecida que gostamos de usar. Além disso, projetos menores como o Easylogging++ acabam chegando ao Tibia.
Um projeto como o Tibia depende muito de uma boa segurança. Portanto, projetos como o OpenSSL e o Crypto++ são componentes essenciais. Como mencionado, você já pode ver as bibliotecas que o cliente utiliza ao executá-lo.
No entanto, nem todas as bibliotecas de terceiros usadas são visíveis ao inspecionar o cliente implantado. Por exemplo, usamos o Google Test para nossos testes automatizados, e essa parte da base de código nunca chega até vocês, jogadores, embora tanto vocês e quanto nós nos beneficiamos muito disso.
Saudações, Xolurr, em nome dos programadores do Tibia
Foram muitas perguntas e, a CipSoft espera, respostas interessantes também. Todos os jogadores cujas cartas foram selecionadas receberam uma arcane insignia e 250 Tibia Coins não transferíveis. Mais uma vez, os CMs parabenizam os vencedores e agradecem muito a todos os participantes.
A CipSoft espera que tenham gostado deste evento e que tenham conseguido expandir seu conhecimento sobre o Tibia e as coisas que estão por vir. Conte o que acharam no tópico de feedback.
Nos vemos lá!
No Comment! Be the first one.